A importância da leitura e da escrita no processo de alfabetização

Neste trabalho buscamos enfatizar a importância da leitura e da escrita no processo de alfabetização, procurando compreender como ocorre a aquisição do ato de ler e escrever pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública da Rede Municipal, em Grossos-RN. Adotamos como objetivo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Brena Emanuele da
Outros Autores: Silva, Marinalva Lucas Raimundo da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41783
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Neste trabalho buscamos enfatizar a importância da leitura e da escrita no processo de alfabetização, procurando compreender como ocorre a aquisição do ato de ler e escrever pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública da Rede Municipal, em Grossos-RN. Adotamos como objetivo investigar se a metodologia utilizada pelo professor para o desenvolvimento da leitura e da escrita no processo de alfabetização estimula as crianças nessa fase de escolaridade, tomando por base alguns fundamentos teóricos adotados por Martins (1982), Soares (1998, 2000, 2004), Cagliari (1998), Ferreiro (2005, 1999) e outros autores conceituados pela produção bibliográfica. Na análise realizada verificamos a necessidade de rever a psicogênese da escrita que trata dos níveis de alfabetização e, conceitos pautados na perspectiva construtivista e tradicional de leitura para entendermos o entrelaçamento da teoria adquirida com a prática cotidiana de sala de aula.