Letramento do professor em formação inicial do curso de Pedagogia a Distância da UFRN

This work aims analyze what are the main contributions of the disciplines related the study of language through literacy practices of students in the initial formation of the Faculty of Education at a distance UFRN Polo Currais Novos. The literacy studies are increasingly making effective in differe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Raimunda Valquíria de Carvalho
Outros Autores: Santos Neto, Manoel Tavares dos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41767
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41767
record_format dspace
spelling ri-123456789-417672021-10-05T14:15:29Z Letramento do professor em formação inicial do curso de Pedagogia a Distância da UFRN Santos, Raimunda Valquíria de Carvalho Santos Neto, Manoel Tavares dos Santos Neto, Manoel Tavares dos Barbalho, Maria de Lourdes Valentim Souza Neto, João Vidal de Letramento Educação a distância Linguagem Literacy Distance learning Language Educação This work aims analyze what are the main contributions of the disciplines related the study of language through literacy practices of students in the initial formation of the Faculty of Education at a distance UFRN Polo Currais Novos. The literacy studies are increasingly making effective in different areas of knowledge, whether in the school sector, teacher training, in the digital environment, in professional activities, showing thus the fruitful transformation in this field of study. Methodologically follows the approach of qualitative and quantitative research (BOGDAN; BILKLEN, 1994; CHIZZOTTI, 2000). Theoretically, the research adopts as grants study publications related distance learning (MORAN, 2002; VITAL and MAIA, 2010; UAB, 2010; SILVA, 2012); studies of literacy (KLEIMAN, 1995; 2001; OLIVEIRA, 2008; 2012; HAMILTON, 2000; SREET, 2007; MARINO, 2010) and teacher formation (FREIRE, 2007; ALARCÃO, 2003). Partial results indicate difficulties of students in racing study the disciplines of language, especially because of inexperience with the production academic text, in addition the lack of feedback of these productions in the desire improve writing and other aspects of the text. Esta pesquisa tem por objetivo analisar quais as principais dificuldades dos graduandos em formação inicial do Curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no que compete as práticas de letramento na academia, bem como quais as contribuições das disciplinas de linguagem na formação dos discentes. Os estudos do letramento estão cada vez mais se efetivando em diferentes áreas do conhecimento, seja no domínio escolar, na formação de professores, no ambiente digital, nas atividades profissionais, evidenciando assim, as profícuas transformações nesse campo de estudo. Metodologicamente, segue a abordagem da pesquisa qualitativa e quantitativa (BOGDAN; BILKLEN, 1994; CHIZZOTTI, 2000). Teoricamente, a pesquisa adota como subsídios para o estudo as publicações relacionadas a educação a distância (EaD) (MORAN, 2002; VITAL E MAIA, 2010; UAB, 2010; SILVA, 2012); aos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; 2001; OLIVEIRA, 2008; 2012; HAMILTON, 2000; SREET, 2007, MARINHO, 2010) e a formação docente (FREIRE, 2007; ALARÇÃO, 2003). Os resultados parciais apontam dificuldades dos discentes no que diz respeito aos estudos das disciplinas que envolvem a linguagem, especialmente, em razão das inexperiências com a produção do texto acadêmico, além da carência dos feedbacks dessas produções no anseio de melhorar a escrita e os demais aspectos inerentes ao texto. 2016-08-10T19:40:22Z 2021-10-05T14:15:29Z 2016-08-10T19:40:22Z 2021-10-05T14:15:29Z 2016-05-31 bachelorThesis 2012034014 SANTOS, Raimunda Valquíria de Carvalho. Letramento do professor em formação inicial do curso de Pedagogia a Distância da UFRN. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41767 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Letramento
Educação a distância
Linguagem
Literacy
Distance learning
Language
Educação
spellingShingle Letramento
Educação a distância
Linguagem
Literacy
Distance learning
Language
Educação
Santos, Raimunda Valquíria de Carvalho
Letramento do professor em formação inicial do curso de Pedagogia a Distância da UFRN
description This work aims analyze what are the main contributions of the disciplines related the study of language through literacy practices of students in the initial formation of the Faculty of Education at a distance UFRN Polo Currais Novos. The literacy studies are increasingly making effective in different areas of knowledge, whether in the school sector, teacher training, in the digital environment, in professional activities, showing thus the fruitful transformation in this field of study. Methodologically follows the approach of qualitative and quantitative research (BOGDAN; BILKLEN, 1994; CHIZZOTTI, 2000). Theoretically, the research adopts as grants study publications related distance learning (MORAN, 2002; VITAL and MAIA, 2010; UAB, 2010; SILVA, 2012); studies of literacy (KLEIMAN, 1995; 2001; OLIVEIRA, 2008; 2012; HAMILTON, 2000; SREET, 2007; MARINO, 2010) and teacher formation (FREIRE, 2007; ALARCÃO, 2003). Partial results indicate difficulties of students in racing study the disciplines of language, especially because of inexperience with the production academic text, in addition the lack of feedback of these productions in the desire improve writing and other aspects of the text.
author2 Santos Neto, Manoel Tavares dos
author_facet Santos Neto, Manoel Tavares dos
Santos, Raimunda Valquíria de Carvalho
format bachelorThesis
author Santos, Raimunda Valquíria de Carvalho
author_sort Santos, Raimunda Valquíria de Carvalho
title Letramento do professor em formação inicial do curso de Pedagogia a Distância da UFRN
title_short Letramento do professor em formação inicial do curso de Pedagogia a Distância da UFRN
title_full Letramento do professor em formação inicial do curso de Pedagogia a Distância da UFRN
title_fullStr Letramento do professor em formação inicial do curso de Pedagogia a Distância da UFRN
title_full_unstemmed Letramento do professor em formação inicial do curso de Pedagogia a Distância da UFRN
title_sort letramento do professor em formação inicial do curso de pedagogia a distância da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41767
work_keys_str_mv AT santosraimundavalquiriadecarvalho letramentodoprofessoremformacaoinicialdocursodepedagogiaadistanciadaufrn
_version_ 1773958860348850176