O papel da escola na formação de leitores

The great difficulty that the current society faces regarding the inclusion of the individual in literacy motivated us to do this research on reading and writing, with a view, which is the main way to enter the subject in society. We note that currently the school undergoes...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Claudenir Carlos de
Outros Autores: Momo, Mariangela
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41766
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41766
record_format dspace
spelling ri-123456789-417662021-10-05T14:15:28Z O papel da escola na formação de leitores Oliveira, Claudenir Carlos de Momo, Mariangela Momo, Mariangela Moura, Marianne da Cruz Ramalho, Ivone Priscilla de Castro Diversidade Textual Multimodalidade Leitura e Escrita Desafios Textual Diversity Multimodality Reading and Writing Challenges Educação The great difficulty that the current society faces regarding the inclusion of the individual in literacy motivated us to do this research on reading and writing, with a view, which is the main way to enter the subject in society. We note that currently the school undergoes changes with regard to the reading and writing teaching, for the use of technology have changed the way to act in society and the school can not remain unchanged on such transformation. Based on this current social situation and new ways to insert the individual in literacy aimed to bring the stakeholders to reflect on the reading and writing education in this new teaching perspective linked multimodality genres and such textual diversity that circulates the company sought in studies of Antunes (2009), Teberosky (2000), Foucambert (1994), CAGLIARI (1995), Martins (1994), ROJO (2009) ELIAS and Koch (2012), among other authors that have text as an object of study offer readers (teachers) a path so you can rethink your way of seeing the text and reflect on how it should be the teaching of reading and writing at school within the parameters of diversity. A grande dificuldade que a sociedade atual enfrenta em relação à inserção do indivíduo na cultura letrada, motivou-nos a fazer esta pesquisa acerca da leitura e da escrita, tendo em vista que é a principal forma de inserir o sujeito na sociedade que atualmente a escola passa por transformações no que concerne ao ensino da leitura e da escrita, pois os usos das tecnologias mudaram a forma de agir na sociedade e a escola não pode permanecer de forma inalterada diante tamanha transformação. Baseando-se nesta atual conjuntura social e nas novas formas de inserir o indivíduo na cultura letrada objetivamos trazer aos interessados uma reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita dentro desta nova perspectiva de ensino ligada a multimodalidade de gêneros e a tamanha diversidade textual que circula na sociedade buscamos nos estudos de ANTUNES (2009), TEBEROSKY (2000), FOUCAMBERT (1994), CAGLIARI (1995), MARTINS (1994), ROJO (2009), ELIAS e KOCH (2012), entre outros autores que tem o texto como objeto de estudo oferecer aos leitores (professores) um caminho para que possas repensar sua forma de ver o texto e uma reflexão sobre como deve ser o ensino da leitura e da escrita na escola dentro dos parâmetros da diversidade. 2017-07-25T18:56:28Z 2021-10-05T14:15:28Z 2017-07-25T18:56:28Z 2021-10-05T14:15:28Z 2016-06-14 bachelorThesis 2012029800 OLIVEIRA, Claudenir Carlos de. O papel da escola na formação de leitores. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Luís Gomes, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41766 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Diversidade Textual
Multimodalidade
Leitura e Escrita
Desafios
Textual Diversity
Multimodality
Reading and Writing
Challenges
Educação
spellingShingle Diversidade Textual
Multimodalidade
Leitura e Escrita
Desafios
Textual Diversity
Multimodality
Reading and Writing
Challenges
Educação
Oliveira, Claudenir Carlos de
O papel da escola na formação de leitores
description The great difficulty that the current society faces regarding the inclusion of the individual in literacy motivated us to do this research on reading and writing, with a view, which is the main way to enter the subject in society. We note that currently the school undergoes changes with regard to the reading and writing teaching, for the use of technology have changed the way to act in society and the school can not remain unchanged on such transformation. Based on this current social situation and new ways to insert the individual in literacy aimed to bring the stakeholders to reflect on the reading and writing education in this new teaching perspective linked multimodality genres and such textual diversity that circulates the company sought in studies of Antunes (2009), Teberosky (2000), Foucambert (1994), CAGLIARI (1995), Martins (1994), ROJO (2009) ELIAS and Koch (2012), among other authors that have text as an object of study offer readers (teachers) a path so you can rethink your way of seeing the text and reflect on how it should be the teaching of reading and writing at school within the parameters of diversity.
author2 Momo, Mariangela
author_facet Momo, Mariangela
Oliveira, Claudenir Carlos de
format bachelorThesis
author Oliveira, Claudenir Carlos de
author_sort Oliveira, Claudenir Carlos de
title O papel da escola na formação de leitores
title_short O papel da escola na formação de leitores
title_full O papel da escola na formação de leitores
title_fullStr O papel da escola na formação de leitores
title_full_unstemmed O papel da escola na formação de leitores
title_sort o papel da escola na formação de leitores
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41766
work_keys_str_mv AT oliveiraclaudenircarlosde opapeldaescolanaformacaodeleitores
_version_ 1773959642264633344