As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil
Este artigo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre as brincadeiras no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, destacando a sua importância e utilização como uma metodologia no processo ensino-aprendizagem. Foi realizado um estudo do referencial teórico, uma pesquisa de campo...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41754 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41754 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-417542021-10-05T14:15:09Z As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil Queiroz, Evódia Magda Costa de Silva, Raimundo Paulino da Silva, Raimundo Paulino da Martins, Josenildo Vieira, Antônia Maria Emelly Cabral da Silva Desenvolvimento Infantil Brincadeira Educação Infantil Educação Este artigo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre as brincadeiras no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, destacando a sua importância e utilização como uma metodologia no processo ensino-aprendizagem. Foi realizado um estudo do referencial teórico, uma pesquisa de campo qualitativa com professores da Educação Infantil do Centro Educacional Rita Baliza Alves – CERBA, instituição localizada no município de Martins – RN, bem como observação do campo de pesquisa e uma análise dos dados coletados com base no referencial teórico estudado. E buscaremos um resgate cultural para dentro da sala de aula, através das brincadeiras tradicionais, essas que hoje em dia estão cada vez mais escassas devido ao grande uso das novas tecnologias. Sendo assim, as brincadeiras são essenciais para importância do desenvolvimento da criança, pois além de desenvolverem habilidades motoras proporciona novos sentidos a aprendizagem, adquirindo uma diversidade de conhecimentos e ampliando as relações afetivas e sociais, promovendo com isso um aprendizado que consiste na promoção do desenvolvimento, da criatividade e da imaginação. 2017-03-02T18:04:57Z 2021-10-05T14:15:09Z 2017-03-02T18:04:57Z 2021-10-05T14:15:09Z 2016-06-30 bachelorThesis 2012030347 QUEIROZ, Evódia Magda Costa de. As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Martins/RN, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41754 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Desenvolvimento Infantil Brincadeira Educação Infantil Educação |
spellingShingle |
Desenvolvimento Infantil Brincadeira Educação Infantil Educação Queiroz, Evódia Magda Costa de As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil |
description |
Este artigo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre as brincadeiras no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, destacando a sua importância e utilização como uma metodologia no processo ensino-aprendizagem. Foi realizado um estudo do referencial teórico, uma pesquisa de
campo qualitativa com professores da Educação Infantil do Centro Educacional Rita Baliza Alves – CERBA, instituição localizada no município de Martins – RN, bem como observação do campo de pesquisa e uma análise dos dados coletados com base no referencial teórico estudado. E buscaremos um resgate
cultural para dentro da sala de aula, através das brincadeiras tradicionais, essas que hoje em dia estão cada vez mais escassas devido ao grande uso das novas tecnologias. Sendo assim, as brincadeiras são essenciais para importância do desenvolvimento da criança, pois além de desenvolverem habilidades motoras proporciona novos sentidos a aprendizagem, adquirindo uma diversidade de conhecimentos e ampliando as relações afetivas e sociais, promovendo com isso um aprendizado que consiste na promoção do desenvolvimento, da criatividade e da imaginação. |
author2 |
Silva, Raimundo Paulino da |
author_facet |
Silva, Raimundo Paulino da Queiroz, Evódia Magda Costa de |
format |
bachelorThesis |
author |
Queiroz, Evódia Magda Costa de |
author_sort |
Queiroz, Evódia Magda Costa de |
title |
As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil |
title_short |
As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil |
title_full |
As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil |
title_fullStr |
As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil |
title_sort |
as brincadeiras como recurso metodológico na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41754 |
work_keys_str_mv |
AT queirozevodiamagdacostade asbrincadeirascomorecursometodologiconaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773963341978402816 |