As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil

Este artigo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre as brincadeiras no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, destacando a sua importância e utilização como uma metodologia no processo ensino-aprendizagem. Foi realizado um estudo do referencial teórico, uma pesquisa de campo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Queiroz, Evódia Magda Costa de
Outros Autores: Silva, Raimundo Paulino da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41754
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41754
record_format dspace
spelling ri-123456789-417542021-10-05T14:15:09Z As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil Queiroz, Evódia Magda Costa de Silva, Raimundo Paulino da Silva, Raimundo Paulino da Martins, Josenildo Vieira, Antônia Maria Emelly Cabral da Silva Desenvolvimento Infantil Brincadeira Educação Infantil Educação Este artigo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre as brincadeiras no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, destacando a sua importância e utilização como uma metodologia no processo ensino-aprendizagem. Foi realizado um estudo do referencial teórico, uma pesquisa de campo qualitativa com professores da Educação Infantil do Centro Educacional Rita Baliza Alves – CERBA, instituição localizada no município de Martins – RN, bem como observação do campo de pesquisa e uma análise dos dados coletados com base no referencial teórico estudado. E buscaremos um resgate cultural para dentro da sala de aula, através das brincadeiras tradicionais, essas que hoje em dia estão cada vez mais escassas devido ao grande uso das novas tecnologias. Sendo assim, as brincadeiras são essenciais para importância do desenvolvimento da criança, pois além de desenvolverem habilidades motoras proporciona novos sentidos a aprendizagem, adquirindo uma diversidade de conhecimentos e ampliando as relações afetivas e sociais, promovendo com isso um aprendizado que consiste na promoção do desenvolvimento, da criatividade e da imaginação. 2017-03-02T18:04:57Z 2021-10-05T14:15:09Z 2017-03-02T18:04:57Z 2021-10-05T14:15:09Z 2016-06-30 bachelorThesis 2012030347 QUEIROZ, Evódia Magda Costa de. As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Martins/RN, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41754 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia a Distância
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Desenvolvimento Infantil
Brincadeira
Educação Infantil
Educação
spellingShingle Desenvolvimento Infantil
Brincadeira
Educação Infantil
Educação
Queiroz, Evódia Magda Costa de
As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil
description Este artigo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre as brincadeiras no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, destacando a sua importância e utilização como uma metodologia no processo ensino-aprendizagem. Foi realizado um estudo do referencial teórico, uma pesquisa de campo qualitativa com professores da Educação Infantil do Centro Educacional Rita Baliza Alves – CERBA, instituição localizada no município de Martins – RN, bem como observação do campo de pesquisa e uma análise dos dados coletados com base no referencial teórico estudado. E buscaremos um resgate cultural para dentro da sala de aula, através das brincadeiras tradicionais, essas que hoje em dia estão cada vez mais escassas devido ao grande uso das novas tecnologias. Sendo assim, as brincadeiras são essenciais para importância do desenvolvimento da criança, pois além de desenvolverem habilidades motoras proporciona novos sentidos a aprendizagem, adquirindo uma diversidade de conhecimentos e ampliando as relações afetivas e sociais, promovendo com isso um aprendizado que consiste na promoção do desenvolvimento, da criatividade e da imaginação.
author2 Silva, Raimundo Paulino da
author_facet Silva, Raimundo Paulino da
Queiroz, Evódia Magda Costa de
format bachelorThesis
author Queiroz, Evódia Magda Costa de
author_sort Queiroz, Evódia Magda Costa de
title As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil
title_short As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil
title_full As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil
title_fullStr As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil
title_full_unstemmed As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil
title_sort as brincadeiras como recurso metodológico na educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41754
work_keys_str_mv AT queirozevodiamagdacostade asbrincadeirascomorecursometodologiconaeducacaoinfantil
_version_ 1773963341978402816