As brincadeiras como recurso metodológico na Educação Infantil

Este artigo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre as brincadeiras no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, destacando a sua importância e utilização como uma metodologia no processo ensino-aprendizagem. Foi realizado um estudo do referencial teórico, uma pesquisa de campo...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Queiroz, Evódia Magda Costa de
Outros Autores: Silva, Raimundo Paulino da
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41754
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Descrição
Resumo:Este artigo tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre as brincadeiras no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, destacando a sua importância e utilização como uma metodologia no processo ensino-aprendizagem. Foi realizado um estudo do referencial teórico, uma pesquisa de campo qualitativa com professores da Educação Infantil do Centro Educacional Rita Baliza Alves – CERBA, instituição localizada no município de Martins – RN, bem como observação do campo de pesquisa e uma análise dos dados coletados com base no referencial teórico estudado. E buscaremos um resgate cultural para dentro da sala de aula, através das brincadeiras tradicionais, essas que hoje em dia estão cada vez mais escassas devido ao grande uso das novas tecnologias. Sendo assim, as brincadeiras são essenciais para importância do desenvolvimento da criança, pois além de desenvolverem habilidades motoras proporciona novos sentidos a aprendizagem, adquirindo uma diversidade de conhecimentos e ampliando as relações afetivas e sociais, promovendo com isso um aprendizado que consiste na promoção do desenvolvimento, da criatividade e da imaginação.