O brincar na Educação Infantil
O brincar já faz parte da infância desde o início da humanidade, sendo um instrumento valioso para o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e intelectual da criança. O presente artigo objetivou analisar a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vis...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41753 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41753 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-417532021-10-05T14:15:08Z O brincar na Educação Infantil Sabino, Janeide Felix Dias Santos, Luiz Antonio da Silva dos Santos, Luiz Antonio da Silva dos Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo Sena, Francisco das Chagas Criança Lúdico Aprendizagem Educação O brincar já faz parte da infância desde o início da humanidade, sendo um instrumento valioso para o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e intelectual da criança. O presente artigo objetivou analisar a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vista que por meio do brincar a criança revela seus sentimentos, conflitos e experiências vividas em seu cotidiano, desenvolvendo integralmente a sua autonomia e personalidade, já que a criança é um sujeito ativo e em desenvolvimento. O lúdico é uma ferramenta que dentro do ambiente escolar possibilita um aprender mais construtivo e prazeroso. Assim, numa abordagem bibliográfica de cunho qualitativo, aliada à pesquisa de trabalho com a finalidade de discutir a importância e que contribuições o lúdico pode trazer para a criança no que se refere ao seu processo de ensino e aprendizagem é que foi discorrido o presente artigo, sendo respaldado em referenciais teóricos tais como Vygotsky (1998), Friedman (2012), o RCNEI (1998) entre outros. Os textos examinados abordam aspectos condescendentes para a Educação Infantil sendo um tema bastante pertinente para ser debatido, por ser algo que contribui direta e indiretamente para o bem estar social da criança 2017-07-03T19:18:12Z 2021-10-05T14:15:08Z 2017-07-03T19:18:12Z 2021-10-05T14:15:08Z 2016 bachelorThesis 2012031255 SABINO, Janeide Felix Dias. O brincar na Educação Infantil. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41753 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Criança Lúdico Aprendizagem Educação |
spellingShingle |
Criança Lúdico Aprendizagem Educação Sabino, Janeide Felix Dias O brincar na Educação Infantil |
description |
O brincar já faz parte da infância desde o início da humanidade, sendo um instrumento valioso para o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e intelectual da criança. O presente artigo objetivou analisar a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vista que por meio do brincar a criança revela seus sentimentos, conflitos e experiências vividas em seu cotidiano, desenvolvendo integralmente a sua autonomia e personalidade, já que a criança é um sujeito ativo e em desenvolvimento. O lúdico é uma ferramenta que dentro do ambiente escolar possibilita um aprender mais construtivo e prazeroso. Assim, numa abordagem bibliográfica de cunho qualitativo, aliada à pesquisa de trabalho com a finalidade de discutir a importância e que contribuições o lúdico pode trazer para a criança no que se refere ao seu processo de ensino e aprendizagem é que foi discorrido o presente artigo, sendo respaldado em referenciais teóricos tais como Vygotsky (1998), Friedman (2012), o RCNEI (1998) entre outros. Os textos examinados abordam aspectos condescendentes para a Educação Infantil sendo um tema bastante pertinente para ser debatido, por ser algo que contribui direta e indiretamente para o bem estar social da criança |
author2 |
Santos, Luiz Antonio da Silva dos |
author_facet |
Santos, Luiz Antonio da Silva dos Sabino, Janeide Felix Dias |
format |
bachelorThesis |
author |
Sabino, Janeide Felix Dias |
author_sort |
Sabino, Janeide Felix Dias |
title |
O brincar na Educação Infantil |
title_short |
O brincar na Educação Infantil |
title_full |
O brincar na Educação Infantil |
title_fullStr |
O brincar na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
O brincar na Educação Infantil |
title_sort |
o brincar na educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41753 |
work_keys_str_mv |
AT sabinojaneidefelixdias obrincarnaeducacaoinfantil |
_version_ |
1773963232254361600 |