O brincar na Educação Infantil

O brincar já faz parte da infância desde o início da humanidade, sendo um instrumento valioso para o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e intelectual da criança. O presente artigo objetivou analisar a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vis...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sabino, Janeide Felix Dias
Outros Autores: Santos, Luiz Antonio da Silva dos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41753
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41753
record_format dspace
spelling ri-123456789-417532021-10-05T14:15:08Z O brincar na Educação Infantil Sabino, Janeide Felix Dias Santos, Luiz Antonio da Silva dos Santos, Luiz Antonio da Silva dos Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo Sena, Francisco das Chagas Criança Lúdico Aprendizagem Educação O brincar já faz parte da infância desde o início da humanidade, sendo um instrumento valioso para o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e intelectual da criança. O presente artigo objetivou analisar a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vista que por meio do brincar a criança revela seus sentimentos, conflitos e experiências vividas em seu cotidiano, desenvolvendo integralmente a sua autonomia e personalidade, já que a criança é um sujeito ativo e em desenvolvimento. O lúdico é uma ferramenta que dentro do ambiente escolar possibilita um aprender mais construtivo e prazeroso. Assim, numa abordagem bibliográfica de cunho qualitativo, aliada à pesquisa de trabalho com a finalidade de discutir a importância e que contribuições o lúdico pode trazer para a criança no que se refere ao seu processo de ensino e aprendizagem é que foi discorrido o presente artigo, sendo respaldado em referenciais teóricos tais como Vygotsky (1998), Friedman (2012), o RCNEI (1998) entre outros. Os textos examinados abordam aspectos condescendentes para a Educação Infantil sendo um tema bastante pertinente para ser debatido, por ser algo que contribui direta e indiretamente para o bem estar social da criança 2017-07-03T19:18:12Z 2021-10-05T14:15:08Z 2017-07-03T19:18:12Z 2021-10-05T14:15:08Z 2016 bachelorThesis 2012031255 SABINO, Janeide Felix Dias. O brincar na Educação Infantil. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41753 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia Ead
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Criança
Lúdico
Aprendizagem
Educação
spellingShingle Criança
Lúdico
Aprendizagem
Educação
Sabino, Janeide Felix Dias
O brincar na Educação Infantil
description O brincar já faz parte da infância desde o início da humanidade, sendo um instrumento valioso para o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e intelectual da criança. O presente artigo objetivou analisar a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vista que por meio do brincar a criança revela seus sentimentos, conflitos e experiências vividas em seu cotidiano, desenvolvendo integralmente a sua autonomia e personalidade, já que a criança é um sujeito ativo e em desenvolvimento. O lúdico é uma ferramenta que dentro do ambiente escolar possibilita um aprender mais construtivo e prazeroso. Assim, numa abordagem bibliográfica de cunho qualitativo, aliada à pesquisa de trabalho com a finalidade de discutir a importância e que contribuições o lúdico pode trazer para a criança no que se refere ao seu processo de ensino e aprendizagem é que foi discorrido o presente artigo, sendo respaldado em referenciais teóricos tais como Vygotsky (1998), Friedman (2012), o RCNEI (1998) entre outros. Os textos examinados abordam aspectos condescendentes para a Educação Infantil sendo um tema bastante pertinente para ser debatido, por ser algo que contribui direta e indiretamente para o bem estar social da criança
author2 Santos, Luiz Antonio da Silva dos
author_facet Santos, Luiz Antonio da Silva dos
Sabino, Janeide Felix Dias
format bachelorThesis
author Sabino, Janeide Felix Dias
author_sort Sabino, Janeide Felix Dias
title O brincar na Educação Infantil
title_short O brincar na Educação Infantil
title_full O brincar na Educação Infantil
title_fullStr O brincar na Educação Infantil
title_full_unstemmed O brincar na Educação Infantil
title_sort o brincar na educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41753
work_keys_str_mv AT sabinojaneidefelixdias obrincarnaeducacaoinfantil
_version_ 1773963232254361600