O brincar na Educação Infantil

O brincar já faz parte da infância desde o início da humanidade, sendo um instrumento valioso para o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e intelectual da criança. O presente artigo objetivou analisar a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vis...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Sabino, Janeide Felix Dias
Outros Autores: Santos, Luiz Antonio da Silva dos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41753
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Descrição
Resumo:O brincar já faz parte da infância desde o início da humanidade, sendo um instrumento valioso para o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e intelectual da criança. O presente artigo objetivou analisar a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, tendo em vista que por meio do brincar a criança revela seus sentimentos, conflitos e experiências vividas em seu cotidiano, desenvolvendo integralmente a sua autonomia e personalidade, já que a criança é um sujeito ativo e em desenvolvimento. O lúdico é uma ferramenta que dentro do ambiente escolar possibilita um aprender mais construtivo e prazeroso. Assim, numa abordagem bibliográfica de cunho qualitativo, aliada à pesquisa de trabalho com a finalidade de discutir a importância e que contribuições o lúdico pode trazer para a criança no que se refere ao seu processo de ensino e aprendizagem é que foi discorrido o presente artigo, sendo respaldado em referenciais teóricos tais como Vygotsky (1998), Friedman (2012), o RCNEI (1998) entre outros. Os textos examinados abordam aspectos condescendentes para a Educação Infantil sendo um tema bastante pertinente para ser debatido, por ser algo que contribui direta e indiretamente para o bem estar social da criança