A alfabetização na educação infantil: um desafio possível

This article presents the results of an investigation in a Creche belonging to the municipal network in the city of Caicó / RN. The research aimed to identify the conceptions of literacy permeating the practice of Professor of Early Childhood Education, seeking to understand the influence of these c...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Francisco das Chagas da
Outros Autores: Cavalcante, Christianne Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41747
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41747
record_format dspace
spelling ri-123456789-417472021-10-05T14:14:59Z A alfabetização na educação infantil: um desafio possível Literacy in early childhood education: a possible challenge Silva, Francisco das Chagas da Cavalcante, Christianne Medeiros Cavalcante, Christianne Medeiros Garcia, Tânia Cristina Meira Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos Alfabetização Letramento Práticas Pedagógicas Literacy Pedagogical practices Educação This article presents the results of an investigation in a Creche belonging to the municipal network in the city of Caicó / RN. The research aimed to identify the conceptions of literacy permeating the practice of Professor of Early Childhood Education, seeking to understand the influence of these conceptions in teaching practice, as well as contributing to generating discussions about literacy in early childhood education, in an attempt to focus on prospects and challenges faced by area teachers. The data were collected through direct observation, reports and questionnaire. The research is based on theoretical authors such as Freire (1996), Soares (2001), among others. In this sense, they are gathered aspects that seek to outline the practice of active teachers, the teachers do, with the focus on development of didactic classes and literacy process. O artigo apresenta o resultado de uma investigação realizada em uma Creche pertencente à rede municipal, na cidade de Caicó/RN. A pesquisa teve como objetivo identificar as concepções sobre Alfabetização que permeiam a prática do professor da Educação Infantil, buscando compreender a influência dessas concepções no exercício docente, além de contribuir para a geração de discussões acerca da alfabetização na Educação Infantil, na tentativa de focalizar perspectivas e desafios enfrentados pelos professores da área. A coleta de dados ocorreu por meio da observação direta, relatos e questionário. A pesquisa tem base teórica em autores como Freire (1996), Soares (2001), dentre outros. Nesse sentido, estão reunidos aspectos que buscam delinear a prática das docentes atuantes, no fazer docente, com o foco na elaboração da didática das aulas e no processo de Alfabetização. 2016-08-15T17:47:08Z 2021-10-05T14:14:59Z 2016-08-15T17:47:08Z 2021-10-05T14:14:59Z 2016-06-08 bachelorThesis 2012030712 SILVA, Francisco das Chagas da. A alfabetização na educação infantil: um desafio possível. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41747 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Pedagogia EAD
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Alfabetização
Letramento
Práticas Pedagógicas
Literacy
Pedagogical practices
Educação
spellingShingle Alfabetização
Letramento
Práticas Pedagógicas
Literacy
Pedagogical practices
Educação
Silva, Francisco das Chagas da
A alfabetização na educação infantil: um desafio possível
description This article presents the results of an investigation in a Creche belonging to the municipal network in the city of Caicó / RN. The research aimed to identify the conceptions of literacy permeating the practice of Professor of Early Childhood Education, seeking to understand the influence of these conceptions in teaching practice, as well as contributing to generating discussions about literacy in early childhood education, in an attempt to focus on prospects and challenges faced by area teachers. The data were collected through direct observation, reports and questionnaire. The research is based on theoretical authors such as Freire (1996), Soares (2001), among others. In this sense, they are gathered aspects that seek to outline the practice of active teachers, the teachers do, with the focus on development of didactic classes and literacy process.
author2 Cavalcante, Christianne Medeiros
author_facet Cavalcante, Christianne Medeiros
Silva, Francisco das Chagas da
format bachelorThesis
author Silva, Francisco das Chagas da
author_sort Silva, Francisco das Chagas da
title A alfabetização na educação infantil: um desafio possível
title_short A alfabetização na educação infantil: um desafio possível
title_full A alfabetização na educação infantil: um desafio possível
title_fullStr A alfabetização na educação infantil: um desafio possível
title_full_unstemmed A alfabetização na educação infantil: um desafio possível
title_sort alfabetização na educação infantil: um desafio possível
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41747
work_keys_str_mv AT silvafranciscodaschagasda aalfabetizacaonaeducacaoinfantilumdesafiopossivel
AT silvafranciscodaschagasda literacyinearlychildhoodeducationapossiblechallenge
AT silvafranciscodaschagasda alfabetizacaonaeducacaoinfantilumdesafiopossivel
_version_ 1773962289165107200