A política brasileira de energia eólica: uma avaliação do processo de implementação dos parques eólicos no Estado do Rio Grande do Norte (2009-2018)

Este estudo apresenta uma avaliação da política de energia eólica no Brasil, tomando como referência a implementação dos parques eólicos no estado do Rio Grande do Norte. A ideia é apresentar as caraterísticas gerais do setor, a evolução da geração de energia eólica no mundo e as políticas públicas...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Emerson do Nascimento
Outros Autores: Macedo, Luziene Dantas
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41686
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este estudo apresenta uma avaliação da política de energia eólica no Brasil, tomando como referência a implementação dos parques eólicos no estado do Rio Grande do Norte. A ideia é apresentar as caraterísticas gerais do setor, a evolução da geração de energia eólica no mundo e as políticas públicas direcionadas ao seu desenvolvimento no país. No Brasil, a atividade eólica está se desenvolvendo de modo significativo, transformando, assim, a dinâmica das regiões onde se localiza os parques de geração de eletricidade por fonte eólica. Além disto, o trabalho comprovou a importância da fonte eólica e outras renováveis no processo de diversificação da matriz elétrica brasileira, fazendo com que o país obtenha a autossuficiência energética por fontes renováveis, mediante o esforço em implementar políticas específicas para ampliar ainda mais a representatividade das energias renováveis na matriz elétrica em detrimento das fontes fósseis. No Rio Grande do Norte, o estudo apresenta a importância do estado como receptor do maior número de projetos eólicos em operação, abordando, por fim, os impactos socioeconômicos e ambientais que a instalação desses parques acarreta.