O conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais
A Educação Financeira vem atingindo e adentrando a vida de muitos brasileiros, revelando a ausência de tais ensinamentos, como também o quanto prejudicial isso se torna para a saúde financeira. A falta dela vem se estendendo por décadas desde a mudança do plano real. Essa deficiência de conhecimento...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41493 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41493 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-414932021-10-01T13:11:12Z O conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais Santos, Bruna Medeiros dos Montenegro, João Maria Montenegro, João Maria Neto, Pedro Lopes de Araújo Barbosa, Alexandre Educação financeira Financial education Finanças pessoais Personal finances A Educação Financeira vem atingindo e adentrando a vida de muitos brasileiros, revelando a ausência de tais ensinamentos, como também o quanto prejudicial isso se torna para a saúde financeira. A falta dela vem se estendendo por décadas desde a mudança do plano real. Essa deficiência de conhecimento afeta, principalmente, a qualidade de vida das pessoas, acarretando endividamentos crescentes. A atual pesquisa tem como objetivo analisar qual é a compreensão que os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública têm sobre Educação Financeira e Finanças Pessoais, assim como a bagagem que carregam, delimitando quais as suas atitudes para gerir um capital de forma segura, onde pode ser feita uma possível avaliação crítica de como adquiriram esse conhecimento e como um curso superior pode interferir nesta consciência. Para isso, foi utilizada a metodologia de uma pesquisa descritiva exploratória quantitativa e qualitativa, por meio de um questionário realizado para todos os alunos de qualquer período. Foi analisada uma amostra de 151 questionários contendo vinte e quatro questões, estas sendo divididas em finanças pessoais, perfil e conhecimento acadêmico. Os resultados evidenciaram que apesar de muitos estudantes terem algum tipo de conhecimento inicial sobre o seu financeiro, não conseguem inseri-los completamente na prática, favorecendo ao endividamento e/ou má gestão do seu capital. A Educação Financeira vem atingindo e adentrando a vida de muitos brasileiros, revelando a ausência de tais ensinamentos, como também o quanto prejudicial isso se torna para a saúde financeira. A falta dela vem se estendendo por décadas desde a mudança do plano real. Essa deficiência de conhecimento afeta, principalmente, a qualidade de vida das pessoas, acarretando endividamentos crescentes. A atual pesquisa tem como objetivo analisar qual é a compreensão que os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública têm sobre Educação Financeira e Finanças Pessoais, assim como a bagagem que carregam, delimitando quais as suas atitudes para gerir um capital de forma segura, onde pode ser feita uma possível avaliação crítica de como adquiriram esse conhecimento e como um curso superior pode interferir nesta consciência. Para isso, foi utilizada a metodologia de uma pesquisa descritiva exploratória quantitativa e qualitativa, por meio de um questionário realizado para todos os alunos de qualquer período. Foi analisada uma amostra de 151 questionários contendo vinte e quatro questões, estas sendo divididas em finanças pessoais, perfil e conhecimento acadêmico. Os resultados evidenciaram que apesar de muitos estudantes terem algum tipo de conhecimento inicial sobre o seu financeiro, não conseguem inseri-los completamente na prática, favorecendo ao endividamento e/ou má gestão do seu capital. 2018-12-17T19:51:49Z 2021-10-01T13:11:12Z 2018-12-17T19:51:49Z 2021-10-01T13:11:12Z 2018-12-01 bachelorThesis 2012914567 Santos, Bruna Medeiros dos. OO conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41493 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação financeira Financial education Finanças pessoais Personal finances |
spellingShingle |
Educação financeira Financial education Finanças pessoais Personal finances Santos, Bruna Medeiros dos O conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais |
description |
A Educação Financeira vem atingindo e adentrando a vida de muitos brasileiros, revelando a ausência de tais ensinamentos, como também o quanto prejudicial isso se torna para a saúde financeira. A falta dela vem se estendendo por décadas desde a mudança do plano real. Essa deficiência de conhecimento afeta, principalmente, a qualidade de vida das pessoas, acarretando endividamentos crescentes. A atual pesquisa tem como objetivo analisar qual é a compreensão que os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública têm sobre Educação Financeira e Finanças Pessoais, assim como a bagagem que carregam, delimitando quais as suas atitudes para gerir um capital de forma segura, onde pode ser feita uma possível avaliação crítica de como adquiriram esse conhecimento e como um curso superior pode interferir nesta consciência. Para isso, foi utilizada a metodologia de uma pesquisa descritiva exploratória quantitativa e qualitativa, por meio de um questionário realizado para todos os alunos de qualquer período. Foi analisada uma amostra de 151 questionários contendo vinte e quatro questões, estas sendo divididas em finanças pessoais, perfil e conhecimento acadêmico. Os resultados evidenciaram que apesar de muitos estudantes terem algum tipo de conhecimento inicial sobre o seu financeiro, não conseguem inseri-los completamente na prática, favorecendo ao endividamento e/ou má gestão do seu capital. |
author2 |
Montenegro, João Maria |
author_facet |
Montenegro, João Maria Santos, Bruna Medeiros dos |
format |
bachelorThesis |
author |
Santos, Bruna Medeiros dos |
author_sort |
Santos, Bruna Medeiros dos |
title |
O conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais |
title_short |
O conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais |
title_full |
O conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais |
title_fullStr |
O conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais |
title_full_unstemmed |
O conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais |
title_sort |
o conhecimento dos alunos de ciências contábeis da universidade federal do rio grande do norte no que tange educação financeira e finanças pessoais |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41493 |
work_keys_str_mv |
AT santosbrunamedeirosdos oconhecimentodosalunosdecienciascontabeisdauniversidadefederaldoriograndedonortenoquetangeeducacaofinanceiraefinancaspessoais |
_version_ |
1773965886543101952 |