Educação financeira: uma análise da sua importância a partir da visão dos discentes de Ciências contábeis e Administração

Financial Education is a process linked to finances that must have a continuous teaching, important to be inserted early in the citizen's life. Lack of knowledge has become a barrier to inclusion in the financial system, just as lack of planning and knowledge of relevant subjects directly inter...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Souza, Pollyanna Layaze Santos de
Outros Autores: Medeiros, Vanessa Câmara de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41438
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41438
record_format dspace
spelling ri-123456789-414382021-10-01T13:06:18Z Educação financeira: uma análise da sua importância a partir da visão dos discentes de Ciências contábeis e Administração Souza, Pollyanna Layaze Santos de Medeiros, Vanessa Câmara de Azevedo, Camila Camara, Arianne Educação financeira Investimento Finanças pessoas Financial Education is a process linked to finances that must have a continuous teaching, important to be inserted early in the citizen's life. Lack of knowledge has become a barrier to inclusion in the financial system, just as lack of planning and knowledge of relevant subjects directly interferes with decisions taken. Therefore, the importance of means that help in this planning. For students and administration and accounting professionals, the theme is of high relevance, as they have broad areas of expertise, requiring knowledge and practices for education and financial management, motivating good management to their clients and adding value to their conduct. Through this arises the problem of the research, in how is presented the level and attitude of administration and accounting sciences students in the context of financial education? The research then seeks to analyse the perception of Accounting Sciences and Administration Students about financial education. For such a study a qualitative research was conducted with students from the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Federal University of Rio Grande do Norte), being 112 interviewees from the accounting science course and 67 interviewees from the administration course. In the results obtained, it is remarkable that both courses expectedly answered the questionnaire conceptually, and with predicted attitudes towards situations presented, showing good personal financial management and giving due importance to financial education. A educação financeira é um processo ligado a finanças que deve possuir um ensino contínuo, importante para que seja inserida desde cedo na vida do cidadão. A falta de conhecimento se tornou uma barreira para a inclusão no sistema financeiro, assim como a falta de planejamento e conhecimento sobre assuntos relevantes interfere diretamente nas decisões tomadas. Por isso a importância de meios que auxiliem nesse planejamento. Para alunos e profissionais da administração e contabilidade o tema é de alta relevância, por possuírem áreas abrangentes de atuação, exigindo conhecimentos e práticas para a educação e gestão financeira, motivando boa gestão a seus clientes e agregando valor a sua conduta. Mediante isso surge a problemática da pesquisa, em como se apresenta o nível e atitude dos discentes de ciências contábeis e administração no contexto da educação financeira? A pesquisa busca então analisar a percepção dos discentes em ciências contábeis e administração acerca da educação financeira. Para tal estudo foi realizada um pesquisa qualitativa com estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo 112 entrevistados do curso de ciências contábeis e 67 respondentes do curso de administração. Nos resultados obtidos é notável que ambos os cursos responderam de forma esperada ao questionário conceitualmente, e com atitudes previstas diante situações apresentadas, mostrando uma boa gestão financeira pessoal e dando a devida importância a educação financeira. 2019-12-16T18:25:12Z 2021-10-01T13:06:18Z 2019-12-16T18:25:12Z 2021-10-01T13:06:18Z 2019 bachelorThesis 717717 SOUZA, Pollyanna Layaze Santos de. Educação financeira: uma análise da sua importância a partir da visão dos discentes de Ciências Contábeis e Administração. 2019. 57f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Contábeis, Natal, RN, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41438 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências contábeis
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação financeira
Investimento
Finanças pessoas
spellingShingle Educação financeira
Investimento
Finanças pessoas
Souza, Pollyanna Layaze Santos de
Educação financeira: uma análise da sua importância a partir da visão dos discentes de Ciências contábeis e Administração
description Financial Education is a process linked to finances that must have a continuous teaching, important to be inserted early in the citizen's life. Lack of knowledge has become a barrier to inclusion in the financial system, just as lack of planning and knowledge of relevant subjects directly interferes with decisions taken. Therefore, the importance of means that help in this planning. For students and administration and accounting professionals, the theme is of high relevance, as they have broad areas of expertise, requiring knowledge and practices for education and financial management, motivating good management to their clients and adding value to their conduct. Through this arises the problem of the research, in how is presented the level and attitude of administration and accounting sciences students in the context of financial education? The research then seeks to analyse the perception of Accounting Sciences and Administration Students about financial education. For such a study a qualitative research was conducted with students from the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Federal University of Rio Grande do Norte), being 112 interviewees from the accounting science course and 67 interviewees from the administration course. In the results obtained, it is remarkable that both courses expectedly answered the questionnaire conceptually, and with predicted attitudes towards situations presented, showing good personal financial management and giving due importance to financial education.
author2 Medeiros, Vanessa Câmara de
author_facet Medeiros, Vanessa Câmara de
Souza, Pollyanna Layaze Santos de
format bachelorThesis
author Souza, Pollyanna Layaze Santos de
author_sort Souza, Pollyanna Layaze Santos de
title Educação financeira: uma análise da sua importância a partir da visão dos discentes de Ciências contábeis e Administração
title_short Educação financeira: uma análise da sua importância a partir da visão dos discentes de Ciências contábeis e Administração
title_full Educação financeira: uma análise da sua importância a partir da visão dos discentes de Ciências contábeis e Administração
title_fullStr Educação financeira: uma análise da sua importância a partir da visão dos discentes de Ciências contábeis e Administração
title_full_unstemmed Educação financeira: uma análise da sua importância a partir da visão dos discentes de Ciências contábeis e Administração
title_sort educação financeira: uma análise da sua importância a partir da visão dos discentes de ciências contábeis e administração
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41438
work_keys_str_mv AT souzapollyannalayazesantosde educacaofinanceiraumaanalisedasuaimportanciaapartirdavisaodosdiscentesdecienciascontabeiseadministracao
_version_ 1773959102908596224