Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

A qualificação docente tem sido analisada no campo científico sob os mais diferentes enfoques. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil do docente profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do curso de graduação em Ciências Contábeis. A pesquisa se configura como qualit...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ramalho, Gabrielle da Silva
Outros Autores: Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41429
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41429
record_format dspace
spelling ri-123456789-414292021-10-01T13:05:38Z Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Ramalho, Gabrielle da Silva Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Lucena , Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Steppan, Adriana Isabel Backes Melo, Clayton Levy Lima de Ensino, pesquisa e extensão Docentes em contabilidade Competências da docência A qualificação docente tem sido analisada no campo científico sob os mais diferentes enfoques. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil do docente profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do curso de graduação em Ciências Contábeis. A pesquisa se configura como qualitativa, com alguns fatores quantitativos. Foi utilizada a coleta de dados por intermédio, de análise documental dos currículos Lattes e questionário aplicado junto aos docentes, como a intenção de gerar uma descrição mais próxima à realidade. Os resultados indicam que os docentes apresentam uma postura comprometida e dedicada com a qualificação acadêmica e à docência de nível superior, demonstram paixão pela profissão e reconhecem suas fraquezas pedagógicas, porém afirmam buscar melhorias. Apresentam formas saudáveis de relacionamento aluno e professor, o que gera um ambiente apto para a formação do conhecimento, além de demonstrar dedicação às três áreas indissociáveis da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Contudo, medidas de melhoramento na docência do curso de Ciências Contábeis devem ser tomadas, como a necessidade de treinamento em metodologias didáticas pedagógicas para tornar as aulas mais dinâmica e participativa. 2018-09-04T00:16:24Z 2021-10-01T13:05:38Z 2018-09-04T00:16:24Z 2021-10-01T13:05:38Z 2018 bachelorThesis 2014055194 RAMALHO, Gabrielle da Silva. Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41429 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências contábeis
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino, pesquisa e extensão
Docentes em contabilidade
Competências da docência
spellingShingle Ensino, pesquisa e extensão
Docentes em contabilidade
Competências da docência
Ramalho, Gabrielle da Silva
Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
description A qualificação docente tem sido analisada no campo científico sob os mais diferentes enfoques. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil do docente profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do curso de graduação em Ciências Contábeis. A pesquisa se configura como qualitativa, com alguns fatores quantitativos. Foi utilizada a coleta de dados por intermédio, de análise documental dos currículos Lattes e questionário aplicado junto aos docentes, como a intenção de gerar uma descrição mais próxima à realidade. Os resultados indicam que os docentes apresentam uma postura comprometida e dedicada com a qualificação acadêmica e à docência de nível superior, demonstram paixão pela profissão e reconhecem suas fraquezas pedagógicas, porém afirmam buscar melhorias. Apresentam formas saudáveis de relacionamento aluno e professor, o que gera um ambiente apto para a formação do conhecimento, além de demonstrar dedicação às três áreas indissociáveis da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Contudo, medidas de melhoramento na docência do curso de Ciências Contábeis devem ser tomadas, como a necessidade de treinamento em metodologias didáticas pedagógicas para tornar as aulas mais dinâmica e participativa.
author2 Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
author_facet Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
Ramalho, Gabrielle da Silva
format bachelorThesis
author Ramalho, Gabrielle da Silva
author_sort Ramalho, Gabrielle da Silva
title Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_short Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_fullStr Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_sort perfil do corpo docente do curso de graduação em ciências contábeis da universidade federal do rio grande do norte
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41429
work_keys_str_mv AT ramalhogabrielledasilva perfildocorpodocentedocursodegraduacaoemcienciascontabeisdauniversidadefederaldoriograndedonorte
_version_ 1773963145283371008