Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
A qualificação docente tem sido analisada no campo científico sob os mais diferentes enfoques. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil do docente profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do curso de graduação em Ciências Contábeis. A pesquisa se configura como qualit...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41429 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41429 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-414292021-10-01T13:05:38Z Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Ramalho, Gabrielle da Silva Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Lucena , Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Steppan, Adriana Isabel Backes Melo, Clayton Levy Lima de Ensino, pesquisa e extensão Docentes em contabilidade Competências da docência A qualificação docente tem sido analisada no campo científico sob os mais diferentes enfoques. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil do docente profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do curso de graduação em Ciências Contábeis. A pesquisa se configura como qualitativa, com alguns fatores quantitativos. Foi utilizada a coleta de dados por intermédio, de análise documental dos currículos Lattes e questionário aplicado junto aos docentes, como a intenção de gerar uma descrição mais próxima à realidade. Os resultados indicam que os docentes apresentam uma postura comprometida e dedicada com a qualificação acadêmica e à docência de nível superior, demonstram paixão pela profissão e reconhecem suas fraquezas pedagógicas, porém afirmam buscar melhorias. Apresentam formas saudáveis de relacionamento aluno e professor, o que gera um ambiente apto para a formação do conhecimento, além de demonstrar dedicação às três áreas indissociáveis da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Contudo, medidas de melhoramento na docência do curso de Ciências Contábeis devem ser tomadas, como a necessidade de treinamento em metodologias didáticas pedagógicas para tornar as aulas mais dinâmica e participativa. 2018-09-04T00:16:24Z 2021-10-01T13:05:38Z 2018-09-04T00:16:24Z 2021-10-01T13:05:38Z 2018 bachelorThesis 2014055194 RAMALHO, Gabrielle da Silva. Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41429 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências contábeis |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino, pesquisa e extensão Docentes em contabilidade Competências da docência |
spellingShingle |
Ensino, pesquisa e extensão Docentes em contabilidade Competências da docência Ramalho, Gabrielle da Silva Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
description |
A qualificação docente tem sido analisada no campo científico sob os mais diferentes enfoques. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil do docente profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do curso de graduação em Ciências Contábeis. A pesquisa se configura como qualitativa, com alguns fatores quantitativos. Foi utilizada a coleta de dados por intermédio, de análise documental dos currículos Lattes e questionário aplicado junto aos docentes, como a intenção de gerar uma descrição mais próxima à realidade. Os resultados indicam que os docentes apresentam uma postura comprometida e dedicada com a qualificação acadêmica e à docência de nível superior, demonstram paixão pela profissão e reconhecem suas fraquezas pedagógicas, porém afirmam buscar melhorias. Apresentam formas saudáveis de relacionamento aluno e professor, o que gera um ambiente apto para a formação do conhecimento, além de demonstrar dedicação às três áreas indissociáveis da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Contudo, medidas de melhoramento na docência do curso de Ciências Contábeis devem ser tomadas, como a necessidade de treinamento em metodologias didáticas pedagógicas para tornar as aulas mais dinâmica e participativa. |
author2 |
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira |
author_facet |
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Ramalho, Gabrielle da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Ramalho, Gabrielle da Silva |
author_sort |
Ramalho, Gabrielle da Silva |
title |
Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_short |
Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full |
Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Perfil do corpo docente do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_sort |
perfil do corpo docente do curso de graduação em ciências contábeis da universidade federal do rio grande do norte |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41429 |
work_keys_str_mv |
AT ramalhogabrielledasilva perfildocorpodocentedocursodegraduacaoemcienciascontabeisdauniversidadefederaldoriograndedonorte |
_version_ |
1773963145283371008 |