Relação entre educação e gestão: uma análise das características pessoais dos prefeitos do Rio Grande do Norte com o parecer prévio emitido pelo TCE/RN

Nesta pesquisa busca-se verificar se a experiência prévia e o nível de formação acadêmica do prefeito de um município influenciam na aprovação ou reprovação das contas anuais julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. Foram verificados também os aspectos: idade, partido pol...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Gabriella Wyara Lopes da
Outros Autores: Lima, Victor Godeiro de Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41397
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spelling ri-123456789-413972021-10-01T13:03:19Z Relação entre educação e gestão: uma análise das características pessoais dos prefeitos do Rio Grande do Norte com o parecer prévio emitido pelo TCE/RN Silva, Gabriella Wyara Lopes da Lima, Victor Godeiro de Medeiros Araújo, Ronaldo José Rêgo de Silva, Maurício Corrêa da Prefeito Prestação de contas Formação acadêmica Experiência prévia Teoria do Capital Humano Nesta pesquisa busca-se verificar se a experiência prévia e o nível de formação acadêmica do prefeito de um município influenciam na aprovação ou reprovação das contas anuais julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. Foram verificados também os aspectos: idade, partido político e gênero. Utilizou-se dados referente ao mandato de 2009 a 2012 de 161 municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Coletou-se as características pessoais dos prefeitos através do website do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os resultados das prestações de contas pelo site do TCE/RN e a experiência prévia através do cruzamento de informações dos sítios eletrônicos do TSE, TCE/RN e das respectivas prefeituras. Nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012 foram obtidas informações de 159, 161, 151 e 108 municípios, respectivamente, com um total de 579 observações referente a decisão emitida pelo Tribunal. Todas as informações adquiridas para a realização desta pesquisa foram organizadas no Microsoft Excel 2016 ®, pelo respectivo nome do município e prefeito eleito. O resultado encontrado pelo cruzamento do score de aprovação com o nível de escolaridade revelou que quanto maior a formação acadêmica do líder municipal, maior tende a ficar o score, uma predisposição de que prefeitos mais jovens tendem a ter maior aprovação, uma propensão a aceitação das contas dos partidos de direita maior em relação aos de esquerda, melhor inclinação das mulheres em relação aos homens na admissão das contas e que possuir experiência prévia é irrelevante para aprovação. Sendo assim, em relação ao parecer prévio emitido pelo TCE/RN, um candidato ideal ao eleitor potiguar visando uma melhor gestão do município seria um prefeito do sexo feminino, com ensino superior, vinculado a um partido de direita e com idade entre 21 e 50 anos. 2018-02-22T14:21:47Z 2021-10-01T13:03:18Z 2018-02-22T14:21:47Z 2021-10-01T13:03:18Z 2017 bachelorThesis 2013032275 SILVA, Gabriella Wyara Lopes da. Relação entre educação e gestão: uma análise das características pessoais dos prefeitos do Rio Grande do Norte com o parecer prévio emitido pelo TCE/RN. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41397 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis
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