Motivação sob a perspectiva da autodeterminação: um estudo realizado com os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
O presente estudo tem como objetivo identificar, com base na Teoria da Autodeterminação, qual o nível de motivação de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foi empregado um questionário para o respectivo levantamento dos dados. O instrumento...
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Formato: | bachelorThesis |
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Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-413922021-10-01T13:02:59Z Motivação sob a perspectiva da autodeterminação: um estudo realizado com os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Nascimento, Antônio Augusto Penha do Steppan, Adriana Isabel Backes Santos, João Victor Joaquim dos Barbosa, Mayara Bezerra Autodeterminação Aprendizagem Educação Motivação Ensino superior Alunos de Ciências Contábeis O presente estudo tem como objetivo identificar, com base na Teoria da Autodeterminação, qual o nível de motivação de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foi empregado um questionário para o respectivo levantamento dos dados. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a Escala de Motivação Acadêmica – EMA, idealizado por Vallerand e Cols (1992). Os resultados mostram níveis relevantes de motivação dos alunos. Existe muita coerência quando comparamos a real motivação dos alunos em concluir a graduação, pois é possível notar, através das análises da Motivação Extrínseca, ou seja, motivação que advém de fatores externos, que seus maiores objetivos estão no período “pós-universidade”, no prestígio e na carreira que seus conhecimentos adquiridos na graduação podem proporcionar, como visto especificamente na Motivação Extrínseca – Controle Externo. É possível notar que os alunos não estão tão preocupados em simplesmente serem desafiados e cumprir os objetivos que a faculdade propõe, como sugere a Motivação Externa Regulação por Introjeção, tampouco motivam-se ao realizar atividades acadêmicas consideradas difíceis e se envolverem em debates, como mostra a Motivação Extrínseca por Identificação. Através da análise das motivações Intrínsecas, ou seja, motivações internas do indivíduo, também foi possível perceber que os alunos não possuem uma forte motivação para ir à Universidade, apesar disso, possuem uma forte motivação para concluir o curso. Em síntese, o fator que mais motiva os alunos, semelhante ao que foi visto nas Motivações Extrínsecas, é a Motivação Intrínseca para Realização, ou seja, o quanto o aluno vai receber de recompensa profissional por estudar, contudo, surge uma preocupação ao perceber que o aluno não se motiva a aprender com o objetivo de adquirir conhecimentos, melhorar sua capacidade intelectual e tornar-se especialista em sua área, o que pode acarretar em falhas no momento de exercer sua atividade profissional. Os resultados dessa pesquisa fornecem importantes informações para pesquisas futuras, pois existe a necessidade de entender melhor o aluno em relação à sua motivação para aprender, afinal, é interessante que o estudante desenvolva a vontade de aprender, reter e utilizar bem o conhecimento para que este não seja perdido e isso não prejudique seu futuro no mercado de trabalho. 2017-11-01T16:02:22Z 2021-10-01T13:02:58Z 2017-11-01T16:02:22Z 2021-10-01T13:02:58Z 2017 bachelorThesis 2011032122 NASCIMENTO, Antônio Augusto Penha do. Motivação sob a perspectiva da autodeterminação: um estudo realizado com os alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41392 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis |
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O presente estudo tem como objetivo identificar, com base na Teoria da Autodeterminação, qual o nível de motivação de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foi empregado um questionário para o respectivo levantamento dos dados. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a Escala de Motivação Acadêmica – EMA, idealizado por Vallerand e Cols (1992). Os resultados mostram níveis relevantes de motivação dos alunos. Existe muita coerência quando comparamos a real motivação dos alunos em concluir a graduação, pois é possível notar, através das análises da Motivação Extrínseca, ou seja, motivação que advém de fatores externos, que seus maiores objetivos estão no período “pós-universidade”, no prestígio e na carreira que seus conhecimentos adquiridos na graduação podem proporcionar, como visto especificamente na Motivação Extrínseca – Controle Externo. É possível notar que os alunos não estão tão preocupados em simplesmente serem desafiados e cumprir os objetivos que a faculdade propõe, como sugere a Motivação Externa Regulação por Introjeção, tampouco motivam-se ao realizar atividades acadêmicas consideradas difíceis e se envolverem em debates, como mostra a Motivação Extrínseca por Identificação. Através da análise das motivações Intrínsecas, ou seja, motivações internas do indivíduo, também foi possível perceber que os alunos não possuem uma forte motivação para ir à Universidade, apesar disso, possuem uma forte motivação para concluir o curso. Em síntese, o fator que mais motiva os alunos, semelhante ao que foi visto nas Motivações Extrínsecas, é a Motivação Intrínseca para Realização, ou seja, o quanto o aluno vai receber de recompensa profissional por estudar, contudo, surge uma preocupação ao perceber que o aluno não se motiva a aprender com o objetivo de adquirir conhecimentos, melhorar sua capacidade intelectual e tornar-se especialista em sua área, o que pode acarretar em falhas no momento de exercer sua atividade profissional. Os resultados dessa pesquisa fornecem importantes informações para pesquisas futuras, pois existe a necessidade de entender melhor o aluno em relação à sua motivação para aprender, afinal, é interessante que o estudante desenvolva a vontade de aprender, reter e utilizar bem o conhecimento para que este não seja perdido e isso não prejudique seu futuro no mercado de trabalho. |
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