Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
O jogo sempre esteve presente na história da humanidade, no entanto, a utilização dos Jogos de Empresas como processo de ensino e aprendizagem teve seu incremento nos Estados Unidos, a partir da década de 50, com a finalidade de treinar executivos da área financeira. Desde então, essa metodologi...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41342 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41342 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-413422021-10-01T12:59:19Z Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Silva, Alyne Lídia do Nascimento Araújo, Aneide Oliveira Moura, Ivanielly Deyse de Paiva Carvalho, Daniele da Rocha Jogos de empresas Ensino e aprendizagem Contabilidade Tributária O jogo sempre esteve presente na história da humanidade, no entanto, a utilização dos Jogos de Empresas como processo de ensino e aprendizagem teve seu incremento nos Estados Unidos, a partir da década de 50, com a finalidade de treinar executivos da área financeira. Desde então, essa metodologia vem ganhando espaço dentro das Instituições de Educação Superior - IES, tentando tornar o ensino da contabilidade mais dinâmico e atraente. Acredita- se que o ensino mediado por jogos de empresas vivenciais em sala de aula oportuniza o aprimoramento do aprendizado do conteúdo científico. Esse trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos alunos do 4º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN a respeito dessa metodologia de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada a partir da aplicação do jogo “A escolha certa”, voltado para a área da Contabilidade Tributária, contando com a participação de 13 alunos-jogadores. A opinião de cada jogador foi coletada por meio de um questionário estruturado, contendo dez questões, aplicado logo após a conclusão do jogo, caracterizando a pesquisa quanto aos meios como levantamento e bibliográfica. Quanto à abordagem, a pesquisa possui característica qualitativa, visto que procura entender a percepção dos indivíduos a respeito de uma situação específica e quantitativa por ter sido aplicada a estatística descritiva para calcular o percentual das respostas observadas nos questionários. Como resultado geral observado, pode-se afirmar que os estudantes avaliaram de forma positiva e eficaz a utilização dos jogos de empresas no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a prática contábil na área tributária. 2017-05-29T14:17:01Z 2021-10-01T12:59:18Z 2017-05-29T14:17:01Z 2021-10-01T12:59:18Z 2016 bachelorThesis 2012914450 SILVA, Alyne Lídia do Nascimento. Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41342 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Jogos de empresas Ensino e aprendizagem Contabilidade Tributária |
spellingShingle |
Jogos de empresas Ensino e aprendizagem Contabilidade Tributária Silva, Alyne Lídia do Nascimento Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN |
description |
O jogo sempre esteve presente na história da humanidade, no entanto, a utilização dos Jogos de Empresas como processo de ensino e aprendizagem teve seu incremento nos Estados Unidos, a partir da década de 50, com a finalidade de treinar executivos da área financeira. Desde então, essa metodologia vem ganhando espaço dentro das Instituições de Educação Superior - IES, tentando tornar o ensino da contabilidade mais dinâmico e atraente. Acredita- se que o ensino mediado por jogos de empresas vivenciais em sala de aula oportuniza o aprimoramento do aprendizado do conteúdo científico. Esse trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos alunos do 4º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN a respeito dessa metodologia de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada a partir da aplicação do jogo “A escolha certa”, voltado para a área da Contabilidade Tributária, contando com a participação de 13 alunos-jogadores. A opinião de cada jogador foi coletada por meio de um questionário estruturado, contendo dez questões, aplicado logo após a conclusão do jogo, caracterizando a pesquisa quanto aos meios como levantamento e bibliográfica. Quanto à abordagem, a pesquisa possui característica qualitativa, visto que procura entender a percepção dos indivíduos a respeito de uma situação específica e quantitativa por ter sido aplicada a estatística descritiva para calcular o percentual das respostas observadas nos questionários. Como resultado geral observado, pode-se afirmar que os estudantes avaliaram de forma positiva e eficaz a utilização dos jogos de empresas no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a prática contábil na área tributária. |
author2 |
Araújo, Aneide Oliveira |
author_facet |
Araújo, Aneide Oliveira Silva, Alyne Lídia do Nascimento |
format |
bachelorThesis |
author |
Silva, Alyne Lídia do Nascimento |
author_sort |
Silva, Alyne Lídia do Nascimento |
title |
Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN |
title_short |
Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN |
title_full |
Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN |
title_fullStr |
Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN |
title_full_unstemmed |
Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN |
title_sort |
utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da universidade federal do rio grande do norte - ufrn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41342 |
work_keys_str_mv |
AT silvaalynelidiadonascimento utilizacaodosjogosdeempresanoprocessodeaprendizagempercepcaodosdiscentesdocursodecienciascontabeisdauniversidadefederaldoriograndedonorteufrn |
_version_ |
1773964653757464576 |