Utilização dos jogos de empresa no processo de aprendizagem: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

O jogo sempre esteve presente na história da humanidade, no entanto, a utilização dos Jogos de Empresas como processo de ensino e aprendizagem teve seu incremento nos Estados Unidos, a partir da década de 50, com a finalidade de treinar executivos da área financeira. Desde então, essa metodologi...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Alyne Lídia do Nascimento
Outros Autores: Araújo, Aneide Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41342
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Descrição
Resumo:O jogo sempre esteve presente na história da humanidade, no entanto, a utilização dos Jogos de Empresas como processo de ensino e aprendizagem teve seu incremento nos Estados Unidos, a partir da década de 50, com a finalidade de treinar executivos da área financeira. Desde então, essa metodologia vem ganhando espaço dentro das Instituições de Educação Superior - IES, tentando tornar o ensino da contabilidade mais dinâmico e atraente. Acredita- se que o ensino mediado por jogos de empresas vivenciais em sala de aula oportuniza o aprimoramento do aprendizado do conteúdo científico. Esse trabalho teve como objetivo investigar a percepção dos alunos do 4º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN a respeito dessa metodologia de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada a partir da aplicação do jogo “A escolha certa”, voltado para a área da Contabilidade Tributária, contando com a participação de 13 alunos-jogadores. A opinião de cada jogador foi coletada por meio de um questionário estruturado, contendo dez questões, aplicado logo após a conclusão do jogo, caracterizando a pesquisa quanto aos meios como levantamento e bibliográfica. Quanto à abordagem, a pesquisa possui característica qualitativa, visto que procura entender a percepção dos indivíduos a respeito de uma situação específica e quantitativa por ter sido aplicada a estatística descritiva para calcular o percentual das respostas observadas nos questionários. Como resultado geral observado, pode-se afirmar que os estudantes avaliaram de forma positiva e eficaz a utilização dos jogos de empresas no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a prática contábil na área tributária.