O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e sua influência nos indicadores de melhoria da educação básica
O PNAE é um programa nacional popularmente conhecido como “merenda escolar”. São atendidos pelo programa os alunos de toda educação básica matriculados regularmente em escolas públicas, filantrópicas e entidades comunitárias, através de transferência de recursos financeiros. O presente trabalho abor...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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ri-123456789-413312021-10-01T12:58:31Z O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e sua influência nos indicadores de melhoria da educação básica Pereira, Isac Santos Araújo, Ronaldo José Rêgo de Lima, Victor Godeiro de Medeiros Moreira, Felipe da Silva PNAE IDEB Gestão pública O PNAE é um programa nacional popularmente conhecido como “merenda escolar”. São atendidos pelo programa os alunos de toda educação básica matriculados regularmente em escolas públicas, filantrópicas e entidades comunitárias, através de transferência de recursos financeiros. O presente trabalho aborda a transferência dos repasses feitos as capitais dos estados com o objetivo principal de fazer relação entre o valor repassado e alguns indicadores educacionais para o ensino fundamental. Sobre a metodologia, quanto aos objetivos, a pesquisa refere-se a um estudo explicativo; quanto aos procedimentos, caracteriza-se como uma pesquisa experimental e bibliográfica e quanto à abordagem do problema, o presente trabalho caracteriza-se como quantitativa. Em relação à coleta dos dados, os mesmos foram feitos através de sítios da internet, legislação e documentos sobre o PNAE. Na análise dos dados foram feitos tabelas descrevendo as seguintes informações: alunado por ação do PNAE, notas do IDEB, repasses financeiros, formação do corpo docente. Quanto aos resultados o presente trabalho apresentou que o quantitativo de alunos atendidos pelo PNAE nas capitais no período entre 2015 a 2017 é variável. Quanto à nota do IDEB, as capitais apresentaram situações distintas entre elas, porém, existe uma relação entre o aumento do valor do repasse com a meta projetada pelo IDEB para a maioria das capitais. Quanto à formação do corpo docente foi possível verificar que não existe uma relação direta entre o aumento e/ou diminuição nos repasses financeiros com a formação do docente. 2017-11-01T16:01:30Z 2021-10-01T12:58:30Z 2017-11-01T16:01:30Z 2021-10-01T12:58:30Z 2017 bachelorThesis 200704214 PEREIRA, Isac Santos. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e sua influência nos indicadores de melhoria da educação básica. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41331 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis |
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O PNAE é um programa nacional popularmente conhecido como “merenda escolar”. São atendidos pelo programa os alunos de toda educação básica matriculados regularmente em escolas públicas, filantrópicas e entidades comunitárias, através de transferência de recursos financeiros. O presente trabalho aborda a transferência dos repasses feitos as capitais dos estados com o objetivo principal de fazer relação entre o valor repassado e alguns indicadores educacionais para o ensino fundamental. Sobre a metodologia, quanto aos objetivos, a pesquisa refere-se a um estudo explicativo; quanto aos procedimentos, caracteriza-se como uma pesquisa experimental e bibliográfica e quanto à abordagem do problema, o presente trabalho caracteriza-se como quantitativa. Em relação à coleta dos dados, os mesmos foram feitos através de sítios da internet, legislação e documentos sobre o PNAE. Na análise dos dados foram feitos tabelas descrevendo as seguintes informações: alunado por ação do PNAE, notas do IDEB, repasses financeiros, formação do corpo docente. Quanto aos resultados o presente trabalho apresentou que o quantitativo de alunos atendidos pelo PNAE nas capitais no período entre 2015 a 2017 é variável. Quanto à nota do IDEB, as capitais apresentaram situações distintas entre elas, porém, existe uma relação entre o aumento do valor do repasse com a meta projetada pelo IDEB para a maioria das capitais. Quanto à formação do corpo docente foi possível verificar que não existe uma relação direta entre o aumento e/ou diminuição nos repasses financeiros com a formação do docente. |
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