A influência das características pessoais no processo de decisão dos indivíduos: um estudo acerca dos vieses comportamentais aversão à perda e contabilidade mental
Com o objetivo de ampliar os estudos sobre Finanças Comportamentais, este trabalho buscou analisar a racionalidade das pessoas através de características pessoais, sob à ótica dos vieses aversão à perda e contabilidade mental. Para verificar se interesses pessoais podem estar relacionados com os vie...
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Autor principal: | |
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41241 |
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Resumo: | Com o objetivo de ampliar os estudos sobre Finanças Comportamentais, este trabalho buscou analisar a racionalidade das pessoas através de características pessoais, sob à ótica dos vieses aversão à perda e contabilidade mental. Para verificar se interesses pessoais podem estar relacionados com os vieses e influenciar decisões, realizou-se uma pesquisa com 272 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados obtidos com a pesquisa sugerem que há indícios da presença do viés aversão à perda na maioria das pessoas, porém quando se relacionou o viés com os interesses profissionais não foi obtido resultado estatisticamente significante. No que diz respeito ao gênero, apresentou significância. Foi observado que a maioria da amostra não apresentou o viés de contabilidade mental, portanto, na hora de fazer escolhas, as pessoas foram mais racionais. Com relação aos quesitos mais distantes de sua realidade, contudo, o item que tratava de uma situação corriqueira, foi verificado uma elevada incidência do viés. Foi possível detectar evidências de que pessoas com interesses profissionais que incluam cálculos sofrem menos influência da heurística de aversão à perda, mas não em contabilidade mental. Desta forma foi possível investigar as características e comprovar se há influência de fatores psicológicos no momento de escolha dos estudantes da amostra estudada. |
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