Análise da relação entre o sistema de gestão da qualidade e o desempenho de uma empresa de construção civil: um estudo de caso em uma empresa construtora de Natal/RN

O setor da construção civil foi um dos que teve maior crescimento nos últimos anos no Brasil e por isso atraiu muitos investidores para este ramo, desta forma fazendo com que tal mercado se torne cada vez mais competitivo. Com esta competição surgiu a necessidade de se destacar em relação aos concor...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Freitas, Matheus Furtado de Assunção
Outros Autores: Segantini, Giovanna Tonetto
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Ciências Contábeis
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41141
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Descrição
Resumo:O setor da construção civil foi um dos que teve maior crescimento nos últimos anos no Brasil e por isso atraiu muitos investidores para este ramo, desta forma fazendo com que tal mercado se torne cada vez mais competitivo. Com esta competição surgiu a necessidade de se destacar em relação aos concorrentes e uma maneira para se fazer isto é a busca por um sistema de gestão da qualidade que vem tomando força no Brasil e no Mundo nos últimos tempos. Assim as empresas devem se adequar aos requisitos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e das normas da International Organization for Standardization (ISO). Com base nisto este estudo foi elaborado para demonstrar como a empresa participa destes programas e os benefícios advindos desta adoção. Analisando-se para isto os indicadores financeiros e econômicos de uma empresa do ramo para se constatar se tais benefícios podem ser comprovados ou não na prática. Atestando-se que quando a empresa possui recursos para investir em qualidade, o resultado aparece em suas demonstrações comprovando que os custos dos imóveis diminuem com a adoção do sistema, trazendo também junto a isto, uma melhora em sua estrutura organizacional e operacional, mas comprovando ainda que quando tais recursos não existem, a empresa perde em seu resultado e em seu nível de organização. Tornando-se, portanto comprovadamente uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.