Questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade?

Diante dos inúmeros escândalos de corrupção, divulgados na mídia, envolvendo políticos, empresários, lobistas e outros profissionais com cargos na administração pública, este trabalho objetiva conhecer a percepção dos profissionais da contabilidade quanto às medidas de combate à corrupção, às que...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Macêdo, Geíza Fernandes Pimenta de
Outros Autores: Araújo, Ronaldo José Rêgo de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41120
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41120
record_format dspace
spelling ri-123456789-411202021-10-01T12:47:01Z Questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade? Macêdo, Geíza Fernandes Pimenta de Araújo, Ronaldo José Rêgo de Souza, Calebe Ramalho Seabra de Barbosa, Mayara Bezerra Corrupção Contabilidade Contabilistas Ferramentas de controle Diante dos inúmeros escândalos de corrupção, divulgados na mídia, envolvendo políticos, empresários, lobistas e outros profissionais com cargos na administração pública, este trabalho objetiva conhecer a percepção dos profissionais da contabilidade quanto às medidas de combate à corrupção, às questões éticas e aos sistemas de controle. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a bibliográfica e de survey, quanto aos procedimentos; qualitativa, no que se refere à abordagem; e descritiva, quanto aos objetivos. Coletou-se os dados por meio da aplicação de questionários-formulários aos profissionais contábeis, tanto do âmbito público quanto do privado, respondidos online ou fisicamente. Os resultados obtidos indicaram que os contabilistas, em sua maioria, combatem ativamente a corrupção, ao denunciar um colega de trabalho, caso o identificassem realizando alguma prática irregular, embora um quantitativo significativo não soube responder. Além disso, há um predomínio de profissionais que reconhecem positivamente o papel dos controles interno e externo nas entidades as quais trabalham, bem como a atuação das Corregedorias/Ouvidorias, demonstrando confiança e segurança parciais em relação aos órgãos de controle social. 2017-12-22T13:55:00Z 2021-10-01T12:47:01Z 2017-12-22T13:55:00Z 2021-10-01T12:47:01Z 2016 bachelorThesis 2012915591 MACÊDO, Geíza Fernandes Pimenta de. Questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade?. 2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41120 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Corrupção
Contabilidade
Contabilistas
Ferramentas de controle
spellingShingle Corrupção
Contabilidade
Contabilistas
Ferramentas de controle
Macêdo, Geíza Fernandes Pimenta de
Questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade?
description Diante dos inúmeros escândalos de corrupção, divulgados na mídia, envolvendo políticos, empresários, lobistas e outros profissionais com cargos na administração pública, este trabalho objetiva conhecer a percepção dos profissionais da contabilidade quanto às medidas de combate à corrupção, às questões éticas e aos sistemas de controle. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a bibliográfica e de survey, quanto aos procedimentos; qualitativa, no que se refere à abordagem; e descritiva, quanto aos objetivos. Coletou-se os dados por meio da aplicação de questionários-formulários aos profissionais contábeis, tanto do âmbito público quanto do privado, respondidos online ou fisicamente. Os resultados obtidos indicaram que os contabilistas, em sua maioria, combatem ativamente a corrupção, ao denunciar um colega de trabalho, caso o identificassem realizando alguma prática irregular, embora um quantitativo significativo não soube responder. Além disso, há um predomínio de profissionais que reconhecem positivamente o papel dos controles interno e externo nas entidades as quais trabalham, bem como a atuação das Corregedorias/Ouvidorias, demonstrando confiança e segurança parciais em relação aos órgãos de controle social.
author2 Araújo, Ronaldo José Rêgo de
author_facet Araújo, Ronaldo José Rêgo de
Macêdo, Geíza Fernandes Pimenta de
format bachelorThesis
author Macêdo, Geíza Fernandes Pimenta de
author_sort Macêdo, Geíza Fernandes Pimenta de
title Questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade?
title_short Questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade?
title_full Questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade?
title_fullStr Questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade?
title_full_unstemmed Questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade?
title_sort questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade?
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41120
work_keys_str_mv AT macedogeizafernandespimentade questoeseticasmedidasdecombateacorrupcaoesistemasdecontrolesqualaposturadoprofissionaldacontabilidade
_version_ 1773961432720736256