Questões éticas, medidas de combate à corrupção e sistemas de controles: qual a postura do profissional da contabilidade?

Diante dos inúmeros escândalos de corrupção, divulgados na mídia, envolvendo políticos, empresários, lobistas e outros profissionais com cargos na administração pública, este trabalho objetiva conhecer a percepção dos profissionais da contabilidade quanto às medidas de combate à corrupção, às que...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Macêdo, Geíza Fernandes Pimenta de
Outros Autores: Araújo, Ronaldo José Rêgo de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41120
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Diante dos inúmeros escândalos de corrupção, divulgados na mídia, envolvendo políticos, empresários, lobistas e outros profissionais com cargos na administração pública, este trabalho objetiva conhecer a percepção dos profissionais da contabilidade quanto às medidas de combate à corrupção, às questões éticas e aos sistemas de controle. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a bibliográfica e de survey, quanto aos procedimentos; qualitativa, no que se refere à abordagem; e descritiva, quanto aos objetivos. Coletou-se os dados por meio da aplicação de questionários-formulários aos profissionais contábeis, tanto do âmbito público quanto do privado, respondidos online ou fisicamente. Os resultados obtidos indicaram que os contabilistas, em sua maioria, combatem ativamente a corrupção, ao denunciar um colega de trabalho, caso o identificassem realizando alguma prática irregular, embora um quantitativo significativo não soube responder. Além disso, há um predomínio de profissionais que reconhecem positivamente o papel dos controles interno e externo nas entidades as quais trabalham, bem como a atuação das Corregedorias/Ouvidorias, demonstrando confiança e segurança parciais em relação aos órgãos de controle social.