Eficiência na educação: um estudo nos municípios da mesorregião leste potiguar
Neste trabalho buscou-se verificar a relação da elevação dos gastos públicos em educação fundamental e seu impacto em índices de performance relativos a eficiência, construídos por meio de indicadores educacionais, comparando os resultados de 2013 com 2015 em municípios potiguares. Os procedimentos...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41080 |
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Resumo: | Neste trabalho buscou-se verificar a relação da elevação dos gastos públicos em educação fundamental e seu impacto em índices de performance relativos a eficiência, construídos por meio de indicadores educacionais, comparando os resultados de 2013 com 2015 em municípios potiguares. Os procedimentos metodológicos foram baseados no que foi utilizado por Santos, Carvalho e Barbosa (2016) em municípios da região do Seridó do Rio Grande do Norte. Por conveniência foi escolhida a mesorregião do Leste Potiguar para o estudo, contemplando 25 municípios. Como resultado foram elaborados três rankings para cada ano e um gráfico. A pesquisa revelou que para o período observado o aumento deinvestimento levou alguns municípios a melhorar seus desempenhos nos índices e outros que não evidenciaram essa mesma melhora. No IETGE 2013 oito municípios conseguiram se colocar acima da média enquanto que em 2015 foram 10 municípios. Assim, o estudo contribui com mais uma ferramenta informacional sob uma ótica diferente para o analista da gestão pública em educação fundamental, que observada dentro de um conjunto, poderá melhorar a análise para a tomada de decisões. |
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