Eficiência na educação: um estudo nos municípios da mesorregião leste potiguar

Neste trabalho buscou-se verificar a relação da elevação dos gastos públicos em educação fundamental e seu impacto em índices de performance relativos a eficiência, construídos por meio de indicadores educacionais, comparando os resultados de 2013 com 2015 em municípios potiguares. Os procedimentos...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Moreno, Philipe Eduardo Marinho da Rocha
Outros Autores: Lima, Victor Godeiro de Medeiros
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41080
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Descrição
Resumo:Neste trabalho buscou-se verificar a relação da elevação dos gastos públicos em educação fundamental e seu impacto em índices de performance relativos a eficiência, construídos por meio de indicadores educacionais, comparando os resultados de 2013 com 2015 em municípios potiguares. Os procedimentos metodológicos foram baseados no que foi utilizado por Santos, Carvalho e Barbosa (2016) em municípios da região do Seridó do Rio Grande do Norte. Por conveniência foi escolhida a mesorregião do Leste Potiguar para o estudo, contemplando 25 municípios. Como resultado foram elaborados três rankings para cada ano e um gráfico. A pesquisa revelou que para o período observado o aumento deinvestimento levou alguns municípios a melhorar seus desempenhos nos índices e outros que não evidenciaram essa mesma melhora. No IETGE 2013 oito municípios conseguiram se colocar acima da média enquanto que em 2015 foram 10 municípios. Assim, o estudo contribui com mais uma ferramenta informacional sob uma ótica diferente para o analista da gestão pública em educação fundamental, que observada dentro de um conjunto, poderá melhorar a análise para a tomada de decisões.