Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN

Este estudo visou analisar a relação entre o insucesso acadêmico, os estilos de aprendizagem e as metodologias de ensino mais adotadas no Curso de Ciências Contábeis da UFRN. A pesquisa caracterizou-se como um estudo formal, transversal, de comunicação, ex post facto e com propósito causal-explan...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Lorena Ingrid de Lima e
Outros Autores: Araújo, Aneide Oliveira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41078
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-41078
record_format dspace
spelling ri-123456789-410782021-10-01T12:45:33Z Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN Santos, Lorena Ingrid de Lima e Araújo, Aneide Oliveira Carvalho, Daniele da Rocha Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de Estilos de aprendizagem Metodologias de ensino Insucesso acadêmico Este estudo visou analisar a relação entre o insucesso acadêmico, os estilos de aprendizagem e as metodologias de ensino mais adotadas no Curso de Ciências Contábeis da UFRN. A pesquisa caracterizou-se como um estudo formal, transversal, de comunicação, ex post facto e com propósito causal-explanatório. Em análise, 185 alunos participaram da pesquisa, compreendendo 51,82% do universo. As cinco disciplinas com maior relevância representam 22,26% de 10.766 casos de insucesso. Dos professores que lecionaram nestas disciplinas, 71% participaram deste estudo. Como resultado, foi averiguado que o perfil de aprendizagem discente e docente é predominantemente Assimilador. Os perfis dos alunos e professores, não divergem relevantemente, desta forma, este fator não se apresenta significativo. As metodologias de ensino mais adotadas favorecem os perfis Assimilador e Convergente, sendo esse o grupo de alunos com maior facilidade para resolver avaliações discursivas. Há compatibilidade entre a forma de ministrar a aula com a maneira de como as provas são estruturadas, portanto este não é um fator de insucesso. Também foi constatado que as metodologias aplicadas nestas disciplinas não modificaram as suas estratégias de ensino em 55% dos professores entrevistados, este fato não favoreceu a aprendizagem desses estudantes. Conclui- se, então, que não existe um estilo de ensinar didaticamente que contemple a todos, no entanto, pode-se ultrapassar esse obstáculo desde que o aluno esteja incentivado a aprender e o docente flexibilize sua maneira de ensinar, sempre em busca de regular suas estratégias de ensino de modo que dialogue com o perfil de seu alunado. 2017-11-08T15:29:30Z 2021-10-01T12:45:33Z 2017-11-08T15:29:30Z 2021-10-01T12:45:33Z 2017 bachelorThesis 2013034304 SANTOS, Lorena Ingrid de Lima e. Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41078 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Estilos de aprendizagem
Metodologias de ensino
Insucesso acadêmico
spellingShingle Estilos de aprendizagem
Metodologias de ensino
Insucesso acadêmico
Santos, Lorena Ingrid de Lima e
Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN
description Este estudo visou analisar a relação entre o insucesso acadêmico, os estilos de aprendizagem e as metodologias de ensino mais adotadas no Curso de Ciências Contábeis da UFRN. A pesquisa caracterizou-se como um estudo formal, transversal, de comunicação, ex post facto e com propósito causal-explanatório. Em análise, 185 alunos participaram da pesquisa, compreendendo 51,82% do universo. As cinco disciplinas com maior relevância representam 22,26% de 10.766 casos de insucesso. Dos professores que lecionaram nestas disciplinas, 71% participaram deste estudo. Como resultado, foi averiguado que o perfil de aprendizagem discente e docente é predominantemente Assimilador. Os perfis dos alunos e professores, não divergem relevantemente, desta forma, este fator não se apresenta significativo. As metodologias de ensino mais adotadas favorecem os perfis Assimilador e Convergente, sendo esse o grupo de alunos com maior facilidade para resolver avaliações discursivas. Há compatibilidade entre a forma de ministrar a aula com a maneira de como as provas são estruturadas, portanto este não é um fator de insucesso. Também foi constatado que as metodologias aplicadas nestas disciplinas não modificaram as suas estratégias de ensino em 55% dos professores entrevistados, este fato não favoreceu a aprendizagem desses estudantes. Conclui- se, então, que não existe um estilo de ensinar didaticamente que contemple a todos, no entanto, pode-se ultrapassar esse obstáculo desde que o aluno esteja incentivado a aprender e o docente flexibilize sua maneira de ensinar, sempre em busca de regular suas estratégias de ensino de modo que dialogue com o perfil de seu alunado.
author2 Araújo, Aneide Oliveira
author_facet Araújo, Aneide Oliveira
Santos, Lorena Ingrid de Lima e
format bachelorThesis
author Santos, Lorena Ingrid de Lima e
author_sort Santos, Lorena Ingrid de Lima e
title Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN
title_short Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN
title_full Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN
title_fullStr Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN
title_full_unstemmed Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN
title_sort análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de ciências contábeis da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41078
work_keys_str_mv AT santoslorenaingriddelimae analisedarelacaoentresucessoacademicoestilosdeaprendizagememetodologiasdeensinoadotadasnocursodecienciascontabeisdaufrn
_version_ 1773963144316583936