Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN
Este estudo visou analisar a relação entre o insucesso acadêmico, os estilos de aprendizagem e as metodologias de ensino mais adotadas no Curso de Ciências Contábeis da UFRN. A pesquisa caracterizou-se como um estudo formal, transversal, de comunicação, ex post facto e com propósito causal-explan...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41078 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-41078 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-410782021-10-01T12:45:33Z Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN Santos, Lorena Ingrid de Lima e Araújo, Aneide Oliveira Carvalho, Daniele da Rocha Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de Estilos de aprendizagem Metodologias de ensino Insucesso acadêmico Este estudo visou analisar a relação entre o insucesso acadêmico, os estilos de aprendizagem e as metodologias de ensino mais adotadas no Curso de Ciências Contábeis da UFRN. A pesquisa caracterizou-se como um estudo formal, transversal, de comunicação, ex post facto e com propósito causal-explanatório. Em análise, 185 alunos participaram da pesquisa, compreendendo 51,82% do universo. As cinco disciplinas com maior relevância representam 22,26% de 10.766 casos de insucesso. Dos professores que lecionaram nestas disciplinas, 71% participaram deste estudo. Como resultado, foi averiguado que o perfil de aprendizagem discente e docente é predominantemente Assimilador. Os perfis dos alunos e professores, não divergem relevantemente, desta forma, este fator não se apresenta significativo. As metodologias de ensino mais adotadas favorecem os perfis Assimilador e Convergente, sendo esse o grupo de alunos com maior facilidade para resolver avaliações discursivas. Há compatibilidade entre a forma de ministrar a aula com a maneira de como as provas são estruturadas, portanto este não é um fator de insucesso. Também foi constatado que as metodologias aplicadas nestas disciplinas não modificaram as suas estratégias de ensino em 55% dos professores entrevistados, este fato não favoreceu a aprendizagem desses estudantes. Conclui- se, então, que não existe um estilo de ensinar didaticamente que contemple a todos, no entanto, pode-se ultrapassar esse obstáculo desde que o aluno esteja incentivado a aprender e o docente flexibilize sua maneira de ensinar, sempre em busca de regular suas estratégias de ensino de modo que dialogue com o perfil de seu alunado. 2017-11-08T15:29:30Z 2021-10-01T12:45:33Z 2017-11-08T15:29:30Z 2021-10-01T12:45:33Z 2017 bachelorThesis 2013034304 SANTOS, Lorena Ingrid de Lima e. Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41078 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Ciências Contábeis |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Estilos de aprendizagem Metodologias de ensino Insucesso acadêmico |
spellingShingle |
Estilos de aprendizagem Metodologias de ensino Insucesso acadêmico Santos, Lorena Ingrid de Lima e Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN |
description |
Este estudo visou analisar a relação entre o insucesso acadêmico, os estilos de aprendizagem e as metodologias de ensino mais adotadas no Curso de Ciências Contábeis da UFRN. A pesquisa caracterizou-se como um estudo formal, transversal, de comunicação, ex post facto e com propósito causal-explanatório. Em análise, 185 alunos participaram da pesquisa, compreendendo 51,82% do universo. As cinco disciplinas com maior relevância representam 22,26% de 10.766 casos de insucesso. Dos professores que lecionaram nestas disciplinas, 71% participaram deste estudo. Como resultado, foi averiguado que o perfil de aprendizagem discente e docente é predominantemente Assimilador. Os perfis dos alunos e professores, não divergem relevantemente, desta forma, este fator não se apresenta significativo. As metodologias de ensino mais adotadas favorecem os perfis Assimilador e Convergente, sendo esse o grupo de alunos com maior facilidade para resolver avaliações discursivas. Há compatibilidade entre a forma de ministrar a aula com a maneira de como as provas são estruturadas, portanto este não é um fator de insucesso. Também foi constatado que as metodologias aplicadas nestas disciplinas não modificaram as suas estratégias de ensino em 55% dos professores entrevistados, este fato não favoreceu a aprendizagem desses estudantes. Conclui- se, então, que não existe um estilo de ensinar didaticamente que contemple a todos, no entanto, pode-se ultrapassar esse obstáculo desde que o aluno esteja incentivado a aprender e o docente flexibilize sua maneira de ensinar, sempre em busca de regular suas estratégias de ensino de modo que dialogue com o perfil de seu alunado. |
author2 |
Araújo, Aneide Oliveira |
author_facet |
Araújo, Aneide Oliveira Santos, Lorena Ingrid de Lima e |
format |
bachelorThesis |
author |
Santos, Lorena Ingrid de Lima e |
author_sort |
Santos, Lorena Ingrid de Lima e |
title |
Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN |
title_short |
Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN |
title_full |
Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN |
title_fullStr |
Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN |
title_full_unstemmed |
Análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de Ciências Contábeis da UFRN |
title_sort |
análise da relação entre sucesso acadêmico, estilos de aprendizagem e metodologias de ensino adotadas no curso de ciências contábeis da ufrn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41078 |
work_keys_str_mv |
AT santoslorenaingriddelimae analisedarelacaoentresucessoacademicoestilosdeaprendizagememetodologiasdeensinoadotadasnocursodecienciascontabeisdaufrn |
_version_ |
1773963144316583936 |