Avaliação da eficiência econômica de um grupo de empresas de confecções utilizando o método análise envoltória de dados (DEA)

Com toda complexidade e falta de conhecimento técnico que compreende grande parte dos gestores no Brasil, assim como, um momento crítico de sobrevivência atrelada a busca pela mais eficiente forma de gestão é que muitas empresas se viram obrigadas a aderir a formas de controle, com a finalidade de o...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Chaves, Mateus Fernandes
Outros Autores: Oliveira, Atelmo Ferreira de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41035
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Com toda complexidade e falta de conhecimento técnico que compreende grande parte dos gestores no Brasil, assim como, um momento crítico de sobrevivência atrelada a busca pela mais eficiente forma de gestão é que muitas empresas se viram obrigadas a aderir a formas de controle, com a finalidade de obter melhor administração financeira, evitar desperdício e estabelecer normas de avaliação e tratamento das demonstrações contábeis. A partir disso, o presente trabalho pretende avaliar o desempenho e eficiência de um grupo de empresas do setor de confecções, intituladas como DMUs, no período compreendido entre os anos de 2014 a 2016, através do método Análise Envoltória de Dados. Os dados foram obtidos dos relatórios financeiros e contábeis de cada empresa. Com relação a tipologia, realizou-se uma pesquisa descritiva e adotou-se uma abordagem quantitativa, através de ferramentas estatísticas. Foram selecionadas variáveis de entradas, como, número de empregados, despesas operacionais e também variáveis de saídas, como, valor bruto de vendas, número de clientes. Depois de selecionadas as variáveis, utilizou-se o software DEA-Solver para rodar os dados. O melhor modelo encontrado foi o CCR com orientação a inputs e a análise apontou o modelo de eficiência econômica para a DMU Canguaretama, localizada na fronteira de eficiência, por apresentar as melhores práticas. O resultado encontrado apontou como alvos para corrigir as ineficientes, uma redução dos custos operacionais de produção, ou de modo inverso, buscar aumentar o nível de vendas.