Percepção acerca da carga tributária no Brasil: um estudo comparativo entre alunos e profissionais
A carga tributária no Brasil é considerada uma das mais elevadas do mundo atualmente, com isso cabe analisar o conhecimento dos alunos e profissionais da área de contabilidade que são os que tem mais contato e ciência do problema referente a arrecadação de impostos, sendo assim este estudo tem co...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40955 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | A carga tributária no Brasil é considerada uma das mais elevadas do mundo atualmente, com isso cabe analisar o conhecimento dos alunos e profissionais da área de contabilidade que são os que tem mais contato e ciência do problema referente a arrecadação de impostos, sendo assim este estudo tem como objetivo geral analisar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e dos profissionais que trabalham em escritórios na cidade de Natal-RN em relação à carga tributária no Brasil. Trata- se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio de levantamento junto a uma amostra composta por 139 alunos e 64 profissionais da contabilidade, por meio de questionário estruturado, dos períodos de 1º a 10º, dos turnos matutino e noturno. Os resultados demonstram que em termos de conhecimentos específicos os dois grupos de respondentes não compreendem as destinações dos tributos e as suas funções. Quanto às questões sobre a carga tributária e suas consequências sociais e econômicas os alunos e profissionais tiveram pouca divergência em suas respostas, o que leva a crer que ambas categorias possuem uma opinião formada quanto a distribuição na arrecadação dos tributos e a situação do país em relação à carga tributária, mesmo tendo em vista o pouco conhecimento relativo ao assunto. |
---|