Despesas orçamentárias e indicadores institucionais: estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no período de 2009 a 2014

A prestação de serviços por um órgão público baseia-se em uma quantidade de servidores mínimos e qualificados para a execução da atividade proposta. A UFRN, assim como outros órgãos públicos, necessita, frequentemente, expandir suas estações e quantidade de servidores para aumentar o número de se...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Freitas, Everton Vagner da Silva
Outros Autores: Batista, Halcima Melo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40941
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Descrição
Resumo:A prestação de serviços por um órgão público baseia-se em uma quantidade de servidores mínimos e qualificados para a execução da atividade proposta. A UFRN, assim como outros órgãos públicos, necessita, frequentemente, expandir suas estações e quantidade de servidores para aumentar o número de serviços e beneficiados, e também ter mais resultados, dependendo, para isso, do repasse de recursos do Governo Federal, para gasto com despesas correntes e de capital. O objetivo desta pesquisa é analisar a correlação entre as despesas de capital e as correntes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN com os indicadores de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, verificar o quanto uma variação de um índice influenciará no desempenho dos outros. A pesquisa de caracteriza nos âmbitos descritivo, bibliográfico, quantitativo e qualitativo, segundo Beuren et al. (2006). Foram coletadas as despesas de capital e corrente, o número de professores efetivos (divididos de acordo com o grau de qualificação dos professores), de professores substitutos, servidores, alunos, cursos, ações de extensão e pesquisa, onde todos os dados coletados foram referentes ao período de 2009 a 2014. Utilizou-se da correlação de Pearson para obter o nível de relação entre os dados coletados. Segundo Bruni (2009) a Correlação de Pearson expressa uma medida numérica da direção e do grau de relação entre duas variáveis, sendo muito utilizada em trabalhos acadêmicos. Os resultados revelaram que existe uma grande correlação das despesas correntes com todos os outros indicadores analisados neste estudo, sendo que, os que apresentam maior grau de correlação com essa despesa são as dos professores, número de alunos, de servidores, de egressos e de ações de extensão. As correlações referentes às despesas de capital mostraram que existe relação pequena entre as outras variáveis, mas a correlação referente a professores graduados demostrou ser bem significativa, sendo uma correlação negativa. Com os outros dados, as análises resultaram em uma correlação significativa entre eles, com exceção das ações de pesquisa, que não apresentou nenhum índice relevante.