Análise dos custos de manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário do tipo condominial do bairro de Santos Reis, Natal-RN.

A universalização da prestação dos serviços de saneamento básico ainda é incipiente. Com relação ao esgotamento sanitário, no Brasil apenas 42,67 % da população tem acesso à rede coletora e tratamento de esgoto. Dessa maneira o sistema de esgotamento sanitário do tipo condominial pode ser apontado c...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Luan Rodrigo Rocha
Outros Autores: Tinôco, Juliana Delgado
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40699
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A universalização da prestação dos serviços de saneamento básico ainda é incipiente. Com relação ao esgotamento sanitário, no Brasil apenas 42,67 % da população tem acesso à rede coletora e tratamento de esgoto. Dessa maneira o sistema de esgotamento sanitário do tipo condominial pode ser apontado como uma alternativa para a democratização das redes de esgotos nas cidades, uma vez que apresenta baixos custos de implantação quando comparado ao sistema convencional. Porém, quando verificado o número de solicitações de desobstrução e conserto nos dois sistemas, as solicitações do condominial superam as do convencional. Assim, foi realizada uma análise dos custos de operação e manutenção do sistema condominial em detrimento ao convencional no bairro de Santos Reis, uma vez que este bairro apresentou a maior razão de desobstrução por ligação de esgoto. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo nesse bairro para verificar quais fatores interferem nos custos do sistema condominial. A pesquisa apontou que em 61% dos imóveis havia ligação irregular de água de chuva; e que 59% afirmaram não ter o conhecimento de que não podia lançar água de chuva na rede de esgotos. Além disso, 77% dos entrevistados não apresentaram caixa de gordura nas instalações internas dos imóveis. Já nos imóveis que apresentaram caixa de gordura, 77% dos usuários não realizam as limpezas no tempo correto. Além disso, após análise chegou-se o dado que o custo total do sistema condominial apresentou-se 27,15% mais caro que o convencional. O custo da manutenção do sistema de esgoto condominial em Santos Reis é 125, 71% mais caro quando comparado ao convencional do mesmo bairro. Porém, a operação apresentou o inverso: o sistema condominial apresentou uma redução de 61,02% em relação ao sistema convencional do bairro de Santos Reis.