Análise das condições de mobilidade para pedestres com mobilidade reduzida em trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire
A acessibilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais evidência no Brasil e seu ímpeto tem se dado, em parte, pela criação de leis, como por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (2015). Essa legislação obriga a sociedade, o estado e a família a retirar todas as barreir...
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Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40689 |
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ri-123456789-406892021-09-29T14:34:05Z Análise das condições de mobilidade para pedestres com mobilidade reduzida em trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire Carlos Filho, Joelson Fernandes Ramos, Rubens Eugênio Barreto Acessibilidade Mobilidade Barreiras NBR 9050 A acessibilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais evidência no Brasil e seu ímpeto tem se dado, em parte, pela criação de leis, como por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (2015). Essa legislação obriga a sociedade, o estado e a família a retirar todas as barreiras existentes nas cidades e para isso são necessárias análises técnicas embasadas nas normas vigentes como a NBR 9050 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos (2015). Tendo em vista esse contexto, este documento faz uma análise das condições de mobilidade para pedestres com mobilidade reduzida no trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire situado entre as rotatórias que dão acesso à Avenida Senador Dinarte Mariz- Via Costeira- e a Avenida Deputado Antônio Florêncio de Queiroz - que leva à rota do sol- na cidade de Natal-RN, propondo possíveis soluções em sua parte final. Para isso, foi feito o estudo prévio das normas técnicas e legislação pertinente ao tema; coleta de medidas e registro fotográfico no local; e estudo de exemplos reais. Por fim, constatou-se que o trecho em estudo apresenta diversas barreiras, como rampas não acessíveis, revestimento trepidante e canteiros centrais dificultando ou impedindo a travessia de pedestres com mobilidade reduzida. E, na parte final, foram mostrados exemplos de soluções adotadas em outros locais, almejando contribuir para a resolução do problema em questão. 2017-12-06T19:31:29Z 2021-09-29T14:34:05Z 2017-12-06T19:31:29Z 2021-09-29T14:34:05Z 2017 bachelorThesis 2011049916 FILHO, Joelson Fernandes Carlos. Análise das condições de mobilidade para pedestres com mobilidade reduzida em trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40689 pt_BR openAccess An error occurred getting the license - uri. application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Engenharia civil |
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A acessibilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais evidência no Brasil e seu ímpeto tem se dado, em parte, pela criação de leis, como por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (2015). Essa legislação obriga a sociedade, o estado e a família a retirar todas as barreiras existentes nas cidades e para isso são necessárias análises técnicas embasadas nas normas vigentes como a NBR 9050 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos (2015). Tendo em vista esse contexto, este documento faz uma análise das condições de mobilidade para pedestres com mobilidade reduzida no trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire situado entre as rotatórias que dão acesso à Avenida Senador Dinarte Mariz- Via Costeira- e a Avenida Deputado Antônio Florêncio de Queiroz - que leva à rota do sol- na cidade de Natal-RN, propondo possíveis soluções em sua parte final. Para isso, foi feito o estudo prévio das normas técnicas e legislação pertinente ao tema; coleta de medidas e registro fotográfico no local; e estudo de exemplos reais. Por fim, constatou-se que o trecho em estudo apresenta diversas barreiras, como rampas não acessíveis, revestimento trepidante e canteiros centrais dificultando ou impedindo a travessia de pedestres com mobilidade reduzida. E, na parte final, foram mostrados exemplos de soluções adotadas em outros locais, almejando contribuir para a resolução do problema em questão. |
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