Análise de custos de estruturas de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos para municípios de pequeno porte

O saneamento básico, conforme a Lei nº 11.445/2007, engloba quatro vertentes fundamentais. São elas o esgotamento sanitário, o manejo das águas pluviais, o abastecimento de água potável e a limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos. O propósito desta pesquisa diz respeito ao eixo dos resíduos s...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Câmara, Maiara de Lemos
Outros Autores: Medeiros, Joana Darc Freire de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40570
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Descrição
Resumo:O saneamento básico, conforme a Lei nº 11.445/2007, engloba quatro vertentes fundamentais. São elas o esgotamento sanitário, o manejo das águas pluviais, o abastecimento de água potável e a limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos. O propósito desta pesquisa diz respeito ao eixo dos resíduos sólidos, mais especificamente sobre os custos referentes à implantação de estruturas de manejo de resíduos sólidos para municípios de pequeno porte no Estado do Rio Grande do Norte. As estimativas de custo dessas infraestruturas são importantes para aqueles municípios que almejam fazer a destinação ambientalmente adequada de seus resíduos sólidos, visto que se necessita de um planejamento prévio para a realização de investimentos. Neste intuito, este trabalho tem como objetivo analisar as variáveis que influenciam nos valores referentes à construção de unidades de triagem, estação de transbordo, ponto de entrega voluntária (P.E.V.) e encerramento do lixão, e com isso, propor uma estimativa de custo para essas estruturas em municípios similares aos que foram analisados. Para atingir os referidos objetivos desta pesquisa foi fundamental a realização de uma revisão bibliográfica, bem como o levantamento e a análise de dados secundários baseados em orçamentos existentes de dois consórcios municipais de resíduos sólidos do Estado do RN, Assú e Seridó. Com a análise das planilhas orçamentárias e de correlações com as variáveis e os custos, concluiu-se que para as unidades de triagem o valor é estimado com base na população que a estrutura atende, o encerramento do lixão com o volume de resíduos disposto no local, a estação de transbordo a partir da distância média de transporte do município para cidades centrais e no caso de P.E.V, pelo fato dessa estrutura seguir um modelo padrão para os municípios de pequeno porte, não foi possível encontrar um variável para a função de estimativa de custo.