Literatura Infantil: estratégia de promoção da alimentação saudável nas escolas

A infância é um período marcado por intensos aprendizados e formação de conceitos. É durante essa fase que se formam os hábitos que perdurarão por toda a vida, inclusive os hábitos alimentares. Dessa forma, o ambiente escolar, mais especificamente durante a educação infantil, exerce um papel fundame...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Juliana Cavalcanti Alves Teixeira
Outros Autores: Morais, Célia Márcia Medeiros de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40179
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Descrição
Resumo:A infância é um período marcado por intensos aprendizados e formação de conceitos. É durante essa fase que se formam os hábitos que perdurarão por toda a vida, inclusive os hábitos alimentares. Dessa forma, o ambiente escolar, mais especificamente durante a educação infantil, exerce um papel fundamental na promoção de hábitos alimentares saudáveis. Isso explica a existência de políticas públicas voltadas ao incentivo da educação alimentar e nutricional nas escolas. Neste trabalho, buscamos estudar a literatura infantil como estratégia de promoção da alimentação saudável nas escolas, por ser algo corriqueiramente presente no cotidiano desse nível educativo. Para tanto, analisamos o acervo literário de 10 escolas públicas de Natal e região metropolitana, buscando obras relacionadas aos princípios do Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas e aos 10 passos para uma alimentação saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira. Encontramos 50 obras relacionadas aos documentos supracitados, sendo passíveis de serem utilizadas em ações de educação alimentar e nutricional nas escolas. A partir delas, desenvolvemos “Animais, Avós e Crianças: um guia prático sobre o uso da literatura infantil na educação alimentar e nutricional” contendo dados sobre os livros escolhidos, bem como dicas práticas para sua utilização. Concluímos que a literatura infantil apresenta um grande potencial enquanto estratégia de educação alimentar e nutricional, devendo ser utilizada juntamente a atividades práticas, como as sugeridas no guia elaborado.