O lugar da escuta na educação, na saúde e na nutrição
Nos diversos campos do saber o ser humano deve ser compreendido em toda sua integralidade, envolvendo emoções, sentimentos e afeto, o que remete ao cuidado. Esse cuidado acontece por meio da escuta, estabelecendo um diálogo de maneira a acolher o indivíduo com toda sua subjetividade. O objetivo dess...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40060 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-40060 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-400602021-09-29T11:41:35Z O lugar da escuta na educação, na saúde e na nutrição Moura, Karla Dannyelli da Cruz Amorim, Ginetta Kelly Dantas Célia Marcia Medeiros de Morais Amorim, Ginetta Kelly Dantas Morais, Célia Marcia Medeiros Dantas, Rebekka Fernandes Escuta; escuta sensível; cuidado nutricional. Nos diversos campos do saber o ser humano deve ser compreendido em toda sua integralidade, envolvendo emoções, sentimentos e afeto, o que remete ao cuidado. Esse cuidado acontece por meio da escuta, estabelecendo um diálogo de maneira a acolher o indivíduo com toda sua subjetividade. O objetivo desse trabalho é compreender a importância da escuta no cuidado nutricional. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o que é a escuta, a escuta nos campos da Educação, Saúde e Nutrição. A pesquisa foi feita no acervo eletrônico BIREME e na base de dados SCIELO. Foi feita uma análise temática em que foram discutidos os temas “humanização, “acolhimento”, “vínculo” e “escuta sensível”. A escuta é entendida como o ato de ouvir com atenção, dando voz e oportunidade ao sujeito para se expressar em toda sua subjetividade. No campo da educação a escuta é vista como a base da relação da aprendizagem, além de propiciar uma maior participação dos alunos nas aulas. No campo da saúde, foi observado que a escuta tem sua importância nas diversas especialidades, se mostrando importante para realização do atendimento humanizado, promovendo o acolhimento e o vínculo entre profissional e paciente. Na nutrição, apesar dos poucos achados encontrados, foi visto que a escuta no cuidado nutricional é um diferencial que oferece ao paciente um ambiente de abertura para que este possa compartilhar as emoções, sentimentos e situações que envolvem a alimentação. Percebeu-se que a humanização foi algo comumente abordado entre os artigos e que deve ser realizada no cuidado em saúde, assim como o acolhimento e vínculo que são decorrentes desse atendimento humanizado. Humanização, acolhimento e vínculo são possibilitados por meio da escuta. A presente pesquisa revela a importância da escuta sensível no cuidado em saúde que proporciona um ambiente em que é encontrada abertura para expressão de sentimentos, pensamentos e situações para além das queixas biológicas. Desta forma, a escuta tem se mostrado relevante para a nutrição, tendo em vista que essa ciência trabalha o fator alimentação que além do biológico carrega subjetividades. Quando o profissional nutricionista se dispõe a escutar, pode melhor adequar sua conduta de forma a compreender a relação do indivíduo com o alimento em seus aspectos biopsicossociais. 2016-06-23T18:41:28Z 2021-09-29T11:41:35Z 2016-06-23T18:41:28Z 2021-09-29T11:41:35Z 2016-06-02 bachelorThesis 2011035509 MOURA, Karla Dannyelli da Cruz. O lugar da escuta na educação, na saúde e na nutrição. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40060 pt_BR openAccess application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Nutrição |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Escuta; escuta sensível; cuidado nutricional. |
spellingShingle |
Escuta; escuta sensível; cuidado nutricional. Moura, Karla Dannyelli da Cruz O lugar da escuta na educação, na saúde e na nutrição |
description |
Nos diversos campos do saber o ser humano deve ser compreendido em toda sua integralidade, envolvendo emoções, sentimentos e afeto, o que remete ao cuidado. Esse cuidado acontece por meio da escuta, estabelecendo um diálogo de maneira a acolher o indivíduo com toda sua subjetividade. O objetivo desse trabalho é compreender a importância da escuta no cuidado nutricional. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o que é a escuta, a escuta nos campos da Educação, Saúde e Nutrição. A pesquisa foi feita no acervo eletrônico BIREME e na base de dados SCIELO. Foi feita uma análise temática em que foram discutidos os temas “humanização, “acolhimento”, “vínculo” e “escuta sensível”. A escuta é entendida como o ato de ouvir com atenção, dando voz e oportunidade ao sujeito para se expressar em toda sua subjetividade. No campo da educação a escuta é vista como a base da relação da aprendizagem, além de propiciar uma maior participação dos alunos nas aulas. No campo da saúde, foi observado que a escuta tem sua importância nas diversas especialidades, se mostrando importante para realização do atendimento humanizado, promovendo o acolhimento e o vínculo entre profissional e paciente. Na nutrição, apesar dos poucos achados encontrados, foi visto que a escuta no cuidado nutricional é um diferencial que oferece ao paciente um ambiente de abertura para que este possa compartilhar as emoções, sentimentos e situações que envolvem a alimentação. Percebeu-se que a humanização foi algo comumente abordado entre os artigos e que deve ser realizada no cuidado em saúde, assim como o acolhimento e vínculo que são decorrentes desse atendimento humanizado. Humanização, acolhimento e vínculo são possibilitados por meio da escuta. A presente pesquisa revela a importância da escuta sensível no cuidado em saúde que proporciona um ambiente em que é encontrada abertura para expressão de sentimentos, pensamentos e situações para além das queixas biológicas. Desta forma, a escuta tem se mostrado relevante para a nutrição, tendo em vista que essa ciência trabalha o fator alimentação que além do biológico carrega subjetividades. Quando o profissional nutricionista se dispõe a escutar, pode melhor adequar sua conduta de forma a compreender a relação do indivíduo com o alimento em seus aspectos biopsicossociais. |
author2 |
Amorim, Ginetta Kelly Dantas |
author_facet |
Amorim, Ginetta Kelly Dantas Moura, Karla Dannyelli da Cruz |
format |
bachelorThesis |
author |
Moura, Karla Dannyelli da Cruz |
author_sort |
Moura, Karla Dannyelli da Cruz |
title |
O lugar da escuta na educação, na saúde e na nutrição |
title_short |
O lugar da escuta na educação, na saúde e na nutrição |
title_full |
O lugar da escuta na educação, na saúde e na nutrição |
title_fullStr |
O lugar da escuta na educação, na saúde e na nutrição |
title_full_unstemmed |
O lugar da escuta na educação, na saúde e na nutrição |
title_sort |
o lugar da escuta na educação, na saúde e na nutrição |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40060 |
work_keys_str_mv |
AT mourakarladannyellidacruz olugardaescutanaeducacaonasaudeenanutricao |
_version_ |
1773965005750796288 |