Intervenções de educação alimentar e nutricional sobre o consumo alimentar de adolescentes escolares: uma revisão sistemática de estudos qualitativos.

INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como objetivo avaliar qualitativamente os efeitos das intervenções de educação alimentar e nutricional no consumo alimentar de adolescentes escolares. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática que está registrada no banco de dados PROSPERO (CRD42019116520)....

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Trindade, Débora Danielly Barros de Brito
Outros Autores: Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39998
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como objetivo avaliar qualitativamente os efeitos das intervenções de educação alimentar e nutricional no consumo alimentar de adolescentes escolares. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática que está registrada no banco de dados PROSPERO (CRD42019116520). A execução da RS seguiu o PRISMA no qual todas as etapas de seleção e avaliação dos estudos foram baseadas, dois pesquisadores de maneira cega, e em caso de discordâncias um terceiro pesquisador foi consultado. As bases de pesquisa eletrônica selecionadas para a busca exploratória foram MEDLINE (via PubMed), Embase (via OVID), Scopus (via Elsevier), Education Resources Information Center (ERIC), Science Direct (via Elsevier), Web of Science-Main Collection (Clarivate Analytics), Cochrane Central Register of Controlled Studies (CENTRAL), LILACS (via Virtual Health Library), e ADOLEC (via Virtual Health Library). RESULTADOS: Foram encontradas 5024 referências bibliográficas e 14 por busca manual. Após as etapas de seleção, 5 artigos foram incluídos. CONCLUSÃO: Foi notória neste trabalho, a partir dos relatos a importância das práticas de intervenção de educação com efeito positivo no consumo alimentar dos adolescentes escolares. Portanto, foi verificado que características como cultura, estrutura familiar, renda financeira são fatores que devem ser observados com cautela na aplicação das intervenções.