Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN

This research aims to evaluate the accessibility of the physical and informational structure in the Sector Library of the Seridó Higher Education Center of the Federal University of Rio Grande do Norte - CERES, in the city of Caicó / RN, for users with disabilities and specific educational needs. It...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Francimária Lucena dos
Outros Autores: Barbosa Neto, Pedro Alves
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39882
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39882
record_format dspace
spelling ri-123456789-398822023-07-06T17:05:02Z Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN Santos, Francimária Lucena dos Barbosa Neto, Pedro Alves Barbosa Neto, Pedro Alves Guerra, Érica Simony Fernandes de Melo Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros Bibliotecas universitárias. Mediação da informação. Acessibilidade. University Libraries. Information mediation. Accessibility. This research aims to evaluate the accessibility of the physical and informational structure in the Sector Library of the Seridó Higher Education Center of the Federal University of Rio Grande do Norte - CERES, in the city of Caicó / RN, for users with disabilities and specific educational needs. It aims to understand information accessibility in the context of information in university libraries, diagnose the information accessibility resources present in the university library for users with special educational needs, both in relation to the physical space and the resources and services available to this public, as well as check with the librarians, which actions and strategies of information mediation for users with special needs are being performed and which may be performed in this context. For this, a case study was conducted from an unstructured interview with the librarian responsible for the library, which proved the existence of information mediation for users with disabilities. However, it was found that the possibilities are very low due to the barriers encountered by the lack of resources available in the unit to serve the community of users with specific educational needs. Essa pesquisa visa avaliar a acessibilidade da estrutura física e informacional na Biblioteca setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES, no município de Caicó/RN, para usuários com deficiência e necessidades educacionais específicas. Tem como objetivo Compreender a acessibilidade informacional no contexto da informação em bibliotecas universitárias, diagnosticar os recursos de acessibilidade informacional presentes na biblioteca universitária para usuários com necessidades educacionais especiais, tanto em relação ao espaço físico quanto aos recursos e serviços disponibilizados para este público, como também verificar junto aos bibliotecários, quais ações e estratégias de mediação da informação para usuários com necessidades especiais estão sendo realizadas e quais poderão ser realizadas nesse contexto. Para isto foi realizado um estudo de caso, a partir de uma entrevista não estruturada com a bibliotecária responsável pela biblioteca, onde foi comprovada a existência da mediação da informação para usuários com deficiências. Evidenciou-se, contudo, que as possibilidades são muito baixas devido às barreiras encontradas pela falta de recursos disponíveis na unidade para atender à comunidade de usuários com necessidades educacionais específicas. 2019-12-09T18:15:04Z 2021-09-29T11:21:02Z 2019-12-09T18:15:04Z 2021-09-29T11:21:02Z 2019-12-04 bachelorThesis 2013047788 SANTOS, Francimária Lucena dos. Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN. 2019. 36f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39882 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Biblioteconomia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Bibliotecas universitárias. Mediação da informação. Acessibilidade.
University Libraries. Information mediation. Accessibility.
spellingShingle Bibliotecas universitárias. Mediação da informação. Acessibilidade.
University Libraries. Information mediation. Accessibility.
Santos, Francimária Lucena dos
Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN
description This research aims to evaluate the accessibility of the physical and informational structure in the Sector Library of the Seridó Higher Education Center of the Federal University of Rio Grande do Norte - CERES, in the city of Caicó / RN, for users with disabilities and specific educational needs. It aims to understand information accessibility in the context of information in university libraries, diagnose the information accessibility resources present in the university library for users with special educational needs, both in relation to the physical space and the resources and services available to this public, as well as check with the librarians, which actions and strategies of information mediation for users with special needs are being performed and which may be performed in this context. For this, a case study was conducted from an unstructured interview with the librarian responsible for the library, which proved the existence of information mediation for users with disabilities. However, it was found that the possibilities are very low due to the barriers encountered by the lack of resources available in the unit to serve the community of users with specific educational needs.
author2 Barbosa Neto, Pedro Alves
author_facet Barbosa Neto, Pedro Alves
Santos, Francimária Lucena dos
format bachelorThesis
author Santos, Francimária Lucena dos
author_sort Santos, Francimária Lucena dos
title Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN
title_short Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN
title_full Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN
title_fullStr Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN
title_full_unstemmed Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN
title_sort acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na biblioteca setorial do centro de ensino superior do seridó - ceres/ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39882
work_keys_str_mv AT santosfrancimarialucenados acessibilidadeinformacionalnocontextodamediacaodainformacaoembibliotecasuniversitariasumestudodecasonabibliotecasetorialdocentrodeensinosuperiordoseridoceresufrn
_version_ 1773967500751405056