Desenvolvimento da competência informacional na Biblioteca Visconde de Sabugosa do núcleo de educação da infância (NEI/UFRN)

A sociedade contemporânea tem como um de seus insumos a informação, o que implica a necessidade dos sujeitos de se manterem informados. O desafio posto por essa sociedade da informação é, justamente, de que tais sujeitos possuam conhecimentos e habilidades adequadas para se obtenham uma satisfação i...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Sara Andgel Ferreira da
Outros Autores: Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Costa
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39876
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A sociedade contemporânea tem como um de seus insumos a informação, o que implica a necessidade dos sujeitos de se manterem informados. O desafio posto por essa sociedade da informação é, justamente, de que tais sujeitos possuam conhecimentos e habilidades adequadas para se obtenham uma satisfação informacional. Assim, procurou-se evidenciar a biblioteca escolar como um equipamento essencial no processo de ensino e aprendizado, que contribui por meio dos seus recursos informacionais e das ações de mediação entre o bibliotecário e seus usuários. A competência informacional entendida como capacidade que o indivíduo possui para buscar e usar a informação desejada, torna-se um elemento importante na formação dos usuários da biblioteca escolar. Diante disso, o trabalho buscou destacar a relevância dos programas de desenvolvimento dessas habilidades no ambiente das bibliotecas escolares. Foi realizado um estudo bibliográfico das publicações da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, posteriormente, foi realizado um estudo de caso para analisar as práticas desenvolvidas na Biblioteca Visconde de Sabugosa, do Núcleo de Educação da Infância (NEI), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ademais, investigou-se as atividades que contribuem para a formação de competências nos usuários como por exemplo a cotação de historia e o programa de capacitação do usuário. Conclui-se que, os programas de formação de habilidades informacionais devem ser incluídos no planejamento pedagógico das instituições escolares, com intuito de potencializar o aprendizado dos alunos e, consequentemente, o rendimento e desempenho escolar.