A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN

O aumento na quantidade de discentes que buscam materiais atualizados em bibliotecas universitárias impulsiona o Ministério da Educação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP) a realizarem avaliações periódicas nas Universidades Federais. Estas avaliações seguem cr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Saraiva, Roberta Kelly de Oliveira
Outros Autores: Barbosa Neto, Pedro Alves
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39859
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39859
record_format dspace
spelling ri-123456789-398592021-09-29T11:19:41Z A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN Saraiva, Roberta Kelly de Oliveira Barbosa Neto, Pedro Alves Martins, Silvestre Gomes Cunha, Jacqueline de Araújo Formação e desenvolvimento de coleções Programas de ensino Bibliografias básicas Universidade Federal do Rio Grande do Norte O aumento na quantidade de discentes que buscam materiais atualizados em bibliotecas universitárias impulsiona o Ministério da Educação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP) a realizarem avaliações periódicas nas Universidades Federais. Estas avaliações seguem critérios relacionados à qualidade dos acervos, do ensino, da qualificação de recursos humanos e espaço físico, dentre outros aspectos. Nesse sentido, levantamentos periódicos são necessários a fim de se ter conhecimento do real estado do acervo disponibilizado na biblioteca e qual o nível de satisfação dos seus usuários. Este trabalho analisa, por meio de um estudo de caso, o processo de formação e desenvolvimento de coleções. Para isso utiliza como parâmetro a disponibilidade da bibliografia básica indicada por docentes e/ou coordenadores dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no acervo da Biblioteca Central da UFRN. Foi feita uma análise dos métodos de seleção e aquisição destes materiais, enfatizando a sua avaliação e disponibilização. Para tal, foram coletadas informações por meio de entrevistas com os referidos coordenadores de curso. Foi feita paralelamente uma análise da atualização das bibliografias básicas dos cursos de graduação do CCSA, avaliando a periodicidade destas solicitações para a aquisição de materiais. Para o apoio à dimensão teórica do trabalho, um levantamento bibliográfico foi realizado enfatizando a área de Desenvolvimento das Coleções bem como assuntos relacionados a este tópico. Conclui que existe uma defasagem na atualização das estruturas curriculares dos programas de ensino, o que pode vir a refletir nas ações de aquisição realizadas pela biblioteca universitária da UFRN comprometendo o alcance de bons resultados de ensino e aprendizado por parte dos cursos de graduação do CCSA. 2017-05-05T14:02:19Z 2021-09-29T11:19:41Z 2017-05-05T14:02:19Z 2021-09-29T11:19:41Z 2016 bachelorThesis 2012911430 SARAIVA, Roberta Kelly de Oliveira. A Participação Docente na Gestão de Coleções do SISBI-UFRN. 2016. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39859 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Biblioteconomia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Formação e desenvolvimento de coleções
Programas de ensino
Bibliografias básicas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
spellingShingle Formação e desenvolvimento de coleções
Programas de ensino
Bibliografias básicas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Saraiva, Roberta Kelly de Oliveira
A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN
description O aumento na quantidade de discentes que buscam materiais atualizados em bibliotecas universitárias impulsiona o Ministério da Educação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP) a realizarem avaliações periódicas nas Universidades Federais. Estas avaliações seguem critérios relacionados à qualidade dos acervos, do ensino, da qualificação de recursos humanos e espaço físico, dentre outros aspectos. Nesse sentido, levantamentos periódicos são necessários a fim de se ter conhecimento do real estado do acervo disponibilizado na biblioteca e qual o nível de satisfação dos seus usuários. Este trabalho analisa, por meio de um estudo de caso, o processo de formação e desenvolvimento de coleções. Para isso utiliza como parâmetro a disponibilidade da bibliografia básica indicada por docentes e/ou coordenadores dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no acervo da Biblioteca Central da UFRN. Foi feita uma análise dos métodos de seleção e aquisição destes materiais, enfatizando a sua avaliação e disponibilização. Para tal, foram coletadas informações por meio de entrevistas com os referidos coordenadores de curso. Foi feita paralelamente uma análise da atualização das bibliografias básicas dos cursos de graduação do CCSA, avaliando a periodicidade destas solicitações para a aquisição de materiais. Para o apoio à dimensão teórica do trabalho, um levantamento bibliográfico foi realizado enfatizando a área de Desenvolvimento das Coleções bem como assuntos relacionados a este tópico. Conclui que existe uma defasagem na atualização das estruturas curriculares dos programas de ensino, o que pode vir a refletir nas ações de aquisição realizadas pela biblioteca universitária da UFRN comprometendo o alcance de bons resultados de ensino e aprendizado por parte dos cursos de graduação do CCSA.
author2 Barbosa Neto, Pedro Alves
author_facet Barbosa Neto, Pedro Alves
Saraiva, Roberta Kelly de Oliveira
format bachelorThesis
author Saraiva, Roberta Kelly de Oliveira
author_sort Saraiva, Roberta Kelly de Oliveira
title A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN
title_short A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN
title_full A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN
title_fullStr A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN
title_full_unstemmed A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN
title_sort participação docente na gestão de coleções do sisbi-ufrn: o caso do centro de ciências sociais aplicadas da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39859
work_keys_str_mv AT saraivarobertakellydeoliveira aparticipacaodocentenagestaodecolecoesdosisbiufrnocasodocentrodecienciassociaisaplicadasdaufrn
AT saraivarobertakellydeoliveira participacaodocentenagestaodecolecoesdosisbiufrnocasodocentrodecienciassociaisaplicadasdaufrn
_version_ 1773964848743317504