A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN
O aumento na quantidade de discentes que buscam materiais atualizados em bibliotecas universitárias impulsiona o Ministério da Educação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP) a realizarem avaliações periódicas nas Universidades Federais. Estas avaliações seguem cr...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39859 |
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Resumo: | O aumento na quantidade de discentes que buscam materiais atualizados em bibliotecas universitárias impulsiona o Ministério da Educação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP) a realizarem avaliações periódicas nas Universidades Federais. Estas avaliações seguem critérios relacionados à qualidade dos acervos, do ensino, da qualificação de recursos humanos e espaço físico, dentre outros aspectos. Nesse sentido, levantamentos periódicos são necessários a fim de se ter conhecimento do real estado do acervo disponibilizado na biblioteca e qual o nível de satisfação dos seus usuários. Este trabalho analisa, por meio de um estudo de caso, o processo de formação e desenvolvimento de coleções. Para isso utiliza como parâmetro a disponibilidade da bibliografia básica indicada por docentes e/ou coordenadores dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no acervo da Biblioteca Central da UFRN. Foi feita uma análise dos métodos de seleção e aquisição destes materiais, enfatizando a sua avaliação e disponibilização. Para tal, foram coletadas informações por meio de entrevistas com os referidos coordenadores de curso. Foi feita paralelamente uma análise da atualização das bibliografias básicas dos cursos de graduação do CCSA, avaliando a periodicidade destas solicitações para a aquisição de materiais. Para o apoio à dimensão teórica do trabalho, um levantamento bibliográfico foi realizado enfatizando a área de Desenvolvimento das Coleções bem como assuntos relacionados a este tópico. Conclui que existe uma defasagem na atualização das estruturas curriculares dos programas de ensino, o que pode vir a refletir nas ações de aquisição realizadas pela biblioteca universitária da UFRN comprometendo o alcance de bons resultados de ensino e aprendizado por parte dos cursos de graduação do CCSA. |
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