Usabilidade na recuperação da informação em catálogos bibliográficos: utilização de triangulação metodológica para avaliação da usabilidade do catálogo online do SIGAA na perspectiva dos pós-graduandos da UFRN

Estuda a usabilidade no contexto de catálogos bibliográficos, nomeadamente no catálogo online do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), tendo como amostra os pós-graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Objetiva colaborar para a melhoria da qualidad...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Mayane Paulino de Brito e
Outros Autores: Vechiato, Fernando Luiz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39847
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Descrição
Resumo:Estuda a usabilidade no contexto de catálogos bibliográficos, nomeadamente no catálogo online do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), tendo como amostra os pós-graduandos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Objetiva colaborar para a melhoria da qualidade da interação dos pós-graduandos da UFRN com o catálogo online do SIGAA. Utiliza como subsídio teórico para realização da pesquisa, de caráter exploratória e descritiva, livros, periódicos, bases de dados nacionais e internacionais, sites da área de Ciência da Informação e afins etc. Apresenta questões históricas e conceituais referentes à Recuperação de informação, dando ênfase ao contexto das unidades informacionais. Comenta sobre modelos de comportamento informacional, enfatizando o modelo construtivista proposto por Carol Kuhlthau. Conceitua Usabilidade e aborda a importância de refletir sobre o tema tanto a partir do ponto de vista do sistema (recuperação de informação) quanto a partir do ponto de vista do usuário (comportamento de busca de informação). Sistematiza a coleta de dados com base em uma triangulação metodológica: avaliação heurística do catálogo do SIGAA, teste de usabilidade e entrevista com os usuários. Aponta os pontos fortes e fracos do catálogo estudado de acordo com cada etapa da triangulação metodológica, elencando sugestões de melhorias para a usabilidade do sistema. Conclui que os pós-graduandos da UFRN, de modo geral, estão aptos para recuperar os documentos representados no catálogo do SIGAA, de modo que o processo de interação com o catálogo encaminha-se com algumas dificuldades, porém ocorre de forma eficiente na maior parte dos casos.