O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN

O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a formação e construção do conhecimento dos usuários no âmbito da biblioteca escolar. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica a cerca do letramento informacional, biblioteca escolar e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Inácio, Ana Paula do Nascimento
Outros Autores: Carvalho, Andréa Vasconcelos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39842
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39842
record_format dspace
spelling ri-123456789-398422021-09-29T11:18:40Z O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN Inácio, Ana Paula do Nascimento Carvalho, Andréa Vasconcelos Carvalho, Luciana Moreira Barbosa Neto, Pedro Alves Letramento informacional Biblioteca escolar Práticas de letramento informacional O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a formação e construção do conhecimento dos usuários no âmbito da biblioteca escolar. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica a cerca do letramento informacional, biblioteca escolar e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas, refletindo sobre as habilidades para busca e uso da informação. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições do letramento informacional, tendo o bibliotecário como mediador, no processo de ensino-aprendizagem dos usuários da biblioteca escolar. Os objetivos específicos foram estabelecidos em: a) caracterizar o letramento informacional no âmbito da biblioteca escolar; b) conhecer o papel do bibliotecário como mediador no processo de letramento informacional; c) verificar de que forma as atividades de letramento informacional contribuem para a alfabetização dos usuários. A metodologia utilizada tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Mostra a pesquisa de campo realizada na Biblioteca Domingos Sávio, situada no Colégio Salesiano Dom Bosco, apresentando quais atividades realizadas pela bibliotecária incentivam a leitura, escrita e uso da informação. A coleta de dados foi por meio de observação participante no local e de um roteiro de entrevista estruturada com a bibliotecária, onde se observou nos alunos o aumento do interesse pela leitura e busca de informações na biblioteca. Conclui-se que o papel educativo do bibliotecário em ajudar nas práticas de letramento informacional mobiliza conhecimentos específicos da profissão que poderão auxiliar as pessoas a aprender com a biblioteca. 2017-05-05T14:01:57Z 2021-09-29T11:18:40Z 2017-05-05T14:01:57Z 2021-09-29T11:18:40Z 2016 bachelorThesis 2012911046 INÁCIO, Ana Paula do Nascimento. O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco - RN. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39842 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Biblioteconomia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Letramento informacional
Biblioteca escolar
Práticas de letramento informacional
spellingShingle Letramento informacional
Biblioteca escolar
Práticas de letramento informacional
Inácio, Ana Paula do Nascimento
O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN
description O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a formação e construção do conhecimento dos usuários no âmbito da biblioteca escolar. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica a cerca do letramento informacional, biblioteca escolar e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas, refletindo sobre as habilidades para busca e uso da informação. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições do letramento informacional, tendo o bibliotecário como mediador, no processo de ensino-aprendizagem dos usuários da biblioteca escolar. Os objetivos específicos foram estabelecidos em: a) caracterizar o letramento informacional no âmbito da biblioteca escolar; b) conhecer o papel do bibliotecário como mediador no processo de letramento informacional; c) verificar de que forma as atividades de letramento informacional contribuem para a alfabetização dos usuários. A metodologia utilizada tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Mostra a pesquisa de campo realizada na Biblioteca Domingos Sávio, situada no Colégio Salesiano Dom Bosco, apresentando quais atividades realizadas pela bibliotecária incentivam a leitura, escrita e uso da informação. A coleta de dados foi por meio de observação participante no local e de um roteiro de entrevista estruturada com a bibliotecária, onde se observou nos alunos o aumento do interesse pela leitura e busca de informações na biblioteca. Conclui-se que o papel educativo do bibliotecário em ajudar nas práticas de letramento informacional mobiliza conhecimentos específicos da profissão que poderão auxiliar as pessoas a aprender com a biblioteca.
author2 Carvalho, Andréa Vasconcelos
author_facet Carvalho, Andréa Vasconcelos
Inácio, Ana Paula do Nascimento
format bachelorThesis
author Inácio, Ana Paula do Nascimento
author_sort Inácio, Ana Paula do Nascimento
title O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN
title_short O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN
title_full O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN
title_fullStr O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN
title_full_unstemmed O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN
title_sort o papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no colégio salesiano dom bosco – rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39842
work_keys_str_mv AT inacioanapauladonascimento opapeldobibliotecarionodesenvolvimentodeatividadesdeletramentoinformacionalnabibliotecaescolarumestudodecasonocolegiosalesianodomboscorn
_version_ 1773958361418563584