O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN
O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a formação e construção do conhecimento dos usuários no âmbito da biblioteca escolar. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica a cerca do letramento informacional, biblioteca escolar e...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39842 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-39842 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-398422021-09-29T11:18:40Z O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN Inácio, Ana Paula do Nascimento Carvalho, Andréa Vasconcelos Carvalho, Luciana Moreira Barbosa Neto, Pedro Alves Letramento informacional Biblioteca escolar Práticas de letramento informacional O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a formação e construção do conhecimento dos usuários no âmbito da biblioteca escolar. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica a cerca do letramento informacional, biblioteca escolar e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas, refletindo sobre as habilidades para busca e uso da informação. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições do letramento informacional, tendo o bibliotecário como mediador, no processo de ensino-aprendizagem dos usuários da biblioteca escolar. Os objetivos específicos foram estabelecidos em: a) caracterizar o letramento informacional no âmbito da biblioteca escolar; b) conhecer o papel do bibliotecário como mediador no processo de letramento informacional; c) verificar de que forma as atividades de letramento informacional contribuem para a alfabetização dos usuários. A metodologia utilizada tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Mostra a pesquisa de campo realizada na Biblioteca Domingos Sávio, situada no Colégio Salesiano Dom Bosco, apresentando quais atividades realizadas pela bibliotecária incentivam a leitura, escrita e uso da informação. A coleta de dados foi por meio de observação participante no local e de um roteiro de entrevista estruturada com a bibliotecária, onde se observou nos alunos o aumento do interesse pela leitura e busca de informações na biblioteca. Conclui-se que o papel educativo do bibliotecário em ajudar nas práticas de letramento informacional mobiliza conhecimentos específicos da profissão que poderão auxiliar as pessoas a aprender com a biblioteca. 2017-05-05T14:01:57Z 2021-09-29T11:18:40Z 2017-05-05T14:01:57Z 2021-09-29T11:18:40Z 2016 bachelorThesis 2012911046 INÁCIO, Ana Paula do Nascimento. O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco - RN. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39842 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Biblioteconomia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Letramento informacional Biblioteca escolar Práticas de letramento informacional |
spellingShingle |
Letramento informacional Biblioteca escolar Práticas de letramento informacional Inácio, Ana Paula do Nascimento O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN |
description |
O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a formação e construção do conhecimento dos usuários no âmbito da biblioteca escolar. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica a cerca do letramento informacional, biblioteca escolar e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas, refletindo sobre as habilidades para busca e uso da informação. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições do letramento informacional, tendo o bibliotecário como mediador, no processo de ensino-aprendizagem dos usuários da biblioteca escolar. Os objetivos específicos foram estabelecidos em: a) caracterizar o letramento informacional no âmbito da biblioteca escolar; b) conhecer o papel do bibliotecário como mediador no processo de letramento informacional; c) verificar de que forma as atividades de letramento informacional contribuem para a alfabetização dos usuários. A metodologia utilizada tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Mostra a pesquisa de campo realizada na Biblioteca Domingos Sávio, situada no Colégio Salesiano Dom Bosco, apresentando quais atividades realizadas pela bibliotecária incentivam a leitura, escrita e uso da informação. A coleta de dados foi por meio de observação participante no local e de um roteiro de entrevista estruturada com a bibliotecária, onde se observou nos alunos o aumento do interesse pela leitura e busca de informações na biblioteca. Conclui-se que o papel educativo do bibliotecário em ajudar nas práticas de letramento informacional mobiliza conhecimentos específicos da profissão que poderão auxiliar as pessoas a aprender com a biblioteca. |
author2 |
Carvalho, Andréa Vasconcelos |
author_facet |
Carvalho, Andréa Vasconcelos Inácio, Ana Paula do Nascimento |
format |
bachelorThesis |
author |
Inácio, Ana Paula do Nascimento |
author_sort |
Inácio, Ana Paula do Nascimento |
title |
O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN |
title_short |
O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN |
title_full |
O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN |
title_fullStr |
O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN |
title_full_unstemmed |
O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN |
title_sort |
o papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no colégio salesiano dom bosco – rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39842 |
work_keys_str_mv |
AT inacioanapauladonascimento opapeldobibliotecarionodesenvolvimentodeatividadesdeletramentoinformacionalnabibliotecaescolarumestudodecasonocolegiosalesianodomboscorn |
_version_ |
1773958361418563584 |