O papel do bibliotecário no desenvolvimento de atividades de letramento informacional na biblioteca escolar: um estudo de caso no Colégio Salesiano Dom Bosco – RN

O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a formação e construção do conhecimento dos usuários no âmbito da biblioteca escolar. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica a cerca do letramento informacional, biblioteca escolar e...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Inácio, Ana Paula do Nascimento
Outros Autores: Carvalho, Andréa Vasconcelos
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39842
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Descrição
Resumo:O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a formação e construção do conhecimento dos usuários no âmbito da biblioteca escolar. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica a cerca do letramento informacional, biblioteca escolar e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas, refletindo sobre as habilidades para busca e uso da informação. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições do letramento informacional, tendo o bibliotecário como mediador, no processo de ensino-aprendizagem dos usuários da biblioteca escolar. Os objetivos específicos foram estabelecidos em: a) caracterizar o letramento informacional no âmbito da biblioteca escolar; b) conhecer o papel do bibliotecário como mediador no processo de letramento informacional; c) verificar de que forma as atividades de letramento informacional contribuem para a alfabetização dos usuários. A metodologia utilizada tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Mostra a pesquisa de campo realizada na Biblioteca Domingos Sávio, situada no Colégio Salesiano Dom Bosco, apresentando quais atividades realizadas pela bibliotecária incentivam a leitura, escrita e uso da informação. A coleta de dados foi por meio de observação participante no local e de um roteiro de entrevista estruturada com a bibliotecária, onde se observou nos alunos o aumento do interesse pela leitura e busca de informações na biblioteca. Conclui-se que o papel educativo do bibliotecário em ajudar nas práticas de letramento informacional mobiliza conhecimentos específicos da profissão que poderão auxiliar as pessoas a aprender com a biblioteca.