Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Introduz o tema iniciação científica na perspectiva do egresso que participou de projetos de pesquisa do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva-se de modo geral: Analisar a contribuição da pesquisa na atuação profissional dos egressos de projetos de iniciaç...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39809 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-39809 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Egresso de pesquisa – Biblioteconomia Graduates of research – Librarianship Iniciação científica – Biblioteconomia Scientific Initiation - Librarianship Programa institucional de iniciação científica Institutional program of scientific initiation Egresso – Biblioteconomia Library Science graduates |
spellingShingle |
Egresso de pesquisa – Biblioteconomia Graduates of research – Librarianship Iniciação científica – Biblioteconomia Scientific Initiation - Librarianship Programa institucional de iniciação científica Institutional program of scientific initiation Egresso – Biblioteconomia Library Science graduates Gomes, Vagner Ivan de Alencar Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
description |
Introduz o tema iniciação científica na perspectiva do egresso que participou de projetos de pesquisa do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva-se de modo geral: Analisar a contribuição da pesquisa na atuação profissional dos egressos de projetos de iniciação científica do curso de Biblioteconomia da UFRN, no período de 2008 a 2016 e como objetivos específicos: Apontar a quantidade de egressos que já participaram de projetos de pesquisa já realizados no curso de Biblioteconomia; Apresentar o perfil e as áreas de atuação dos egressos de pesquisa; Identificar quais foram os benefícios da participação do projeto de pesquisa enquanto aluno e saber os benefícios da participação do projeto de pesquisa na atuação e vida profissional. Utiliza-se como procedimentos metodológicos o método de abordagem indutivo e como método de procedimento o estudo de caso. Se caracteriza como uma pesquisa qualiquante, com ênfase na pesquisa bibliográfica, sendo classificada ainda como um estudo exploratório e descritivo. Aponta como público alvo da pesquisa os egressos formados de 2008 a 2016 do curso de Biblioteconomia da UFRN que participaram de projetos de iniciação científica, sendo a amostra não probabilística por conveniência. Utiliza-se como técnica de coleta de dados questionário online que foi elaborado no google docs contendo 20 questões, sendo 14 objetivas e 6 descritivas. No período de 17 de março a 17 de abril de 2019, efetuou-se o envio do questionário para 22 participantes, tendo um retorno de 9 respondidos. Para tabulação e tratamento dos dados foi usado o programa Microsoft Excel do pacote Office, sendo que para as questões abertas, foi usada a análise das respostas que se deu por meio das leituras e atribuição de termos chave, fazendo a contabilização dos mais recorrentes, para assim gerar os gráficos, para melhor visualização. Resulta assim, na quantidade de 22 bolsistas que participaram de projeto de pesquisa no período de 2008 a 2016, com o perfil dos egressos como sendo do sexo feminino e de faixa etária de 26 a 30 anos de idade que concluíram o curso no ano de 2015 e que trabalham na área de formação, mais especificamente na gestão, identificou-se ainda, os benefícios da participação do projeto de pesquisa enquanto aluno que são aspectos relacionados à pesquisa científica e melhoria nos estudos e ainda pode saber os benefícios da participação do projeto de pesquisa na atuação e vida profissional sendo considerados: o Currículo; Desenvolvimento profissional e pesquisa. Conclui-se mencionando que é importante que essa temática deva ser abordada em futuras pesquisas, tendo em vista que é importante conhecer e saber como estão os alunos depois de formados, ou seja, o egresso. |
author2 |
Moreira, Luciana de Albuquerque |
author_facet |
Moreira, Luciana de Albuquerque Gomes, Vagner Ivan de Alencar |
format |
bachelorThesis |
author |
Gomes, Vagner Ivan de Alencar |
author_sort |
Gomes, Vagner Ivan de Alencar |
title |
Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_short |
Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full |
Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_fullStr |
Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_full_unstemmed |
Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
title_sort |
contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de biblioteconomia da universidade federal do rio grande do norte |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39809 |
work_keys_str_mv |
AT gomesvagnerivandealencar contribuicoesdainiciacaocientificanaatuacaodosegressosanalisedocursodebiblioteconomiadauniversidadefederaldoriograndedonorte |
_version_ |
1773963436080758784 |
spelling |
ri-123456789-398092021-09-29T11:16:57Z Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Gomes, Vagner Ivan de Alencar Moreira, Luciana de Albuquerque Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Gallotti, Monica Marques Carvalho Egresso de pesquisa – Biblioteconomia Graduates of research – Librarianship Iniciação científica – Biblioteconomia Scientific Initiation - Librarianship Programa institucional de iniciação científica Institutional program of scientific initiation Egresso – Biblioteconomia Library Science graduates Introduz o tema iniciação científica na perspectiva do egresso que participou de projetos de pesquisa do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva-se de modo geral: Analisar a contribuição da pesquisa na atuação profissional dos egressos de projetos de iniciação científica do curso de Biblioteconomia da UFRN, no período de 2008 a 2016 e como objetivos específicos: Apontar a quantidade de egressos que já participaram de projetos de pesquisa já realizados no curso de Biblioteconomia; Apresentar o perfil e as áreas de atuação dos egressos de pesquisa; Identificar quais foram os benefícios da participação do projeto de pesquisa enquanto aluno e saber os benefícios da participação do projeto de pesquisa na atuação e vida profissional. Utiliza-se como procedimentos metodológicos o método de abordagem indutivo e como método de procedimento o estudo de caso. Se caracteriza como uma pesquisa qualiquante, com ênfase na pesquisa bibliográfica, sendo classificada ainda como um estudo exploratório e descritivo. Aponta como público alvo da pesquisa os egressos formados de 2008 a 2016 do curso de Biblioteconomia da UFRN que participaram de projetos de iniciação científica, sendo a amostra não probabilística por conveniência. Utiliza-se como técnica de coleta de dados questionário online que foi elaborado no google docs contendo 20 questões, sendo 14 objetivas e 6 descritivas. No período de 17 de março a 17 de abril de 2019, efetuou-se o envio do questionário para 22 participantes, tendo um retorno de 9 respondidos. Para tabulação e tratamento dos dados foi usado o programa Microsoft Excel do pacote Office, sendo que para as questões abertas, foi usada a análise das respostas que se deu por meio das leituras e atribuição de termos chave, fazendo a contabilização dos mais recorrentes, para assim gerar os gráficos, para melhor visualização. Resulta assim, na quantidade de 22 bolsistas que participaram de projeto de pesquisa no período de 2008 a 2016, com o perfil dos egressos como sendo do sexo feminino e de faixa etária de 26 a 30 anos de idade que concluíram o curso no ano de 2015 e que trabalham na área de formação, mais especificamente na gestão, identificou-se ainda, os benefícios da participação do projeto de pesquisa enquanto aluno que são aspectos relacionados à pesquisa científica e melhoria nos estudos e ainda pode saber os benefícios da participação do projeto de pesquisa na atuação e vida profissional sendo considerados: o Currículo; Desenvolvimento profissional e pesquisa. Conclui-se mencionando que é importante que essa temática deva ser abordada em futuras pesquisas, tendo em vista que é importante conhecer e saber como estão os alunos depois de formados, ou seja, o egresso. 2019-07-01T18:21:39Z 2021-09-29T11:16:57Z 2019-07-01T18:21:39Z 2021-09-29T11:16:57Z 2019-06-19 bachelorThesis 20150147730 GOMES, Vagner Ivan de Alencar. Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2019. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39809 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Biblioteconomia |