Contribuições da iniciação científica na atuação dos egressos: análise do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Introduz o tema iniciação científica na perspectiva do egresso que participou de projetos de pesquisa do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva-se de modo geral: Analisar a contribuição da pesquisa na atuação profissional dos egressos de projetos de iniciaç...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Vagner Ivan de Alencar
Outros Autores: Moreira, Luciana de Albuquerque
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39809
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Descrição
Resumo:Introduz o tema iniciação científica na perspectiva do egresso que participou de projetos de pesquisa do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva-se de modo geral: Analisar a contribuição da pesquisa na atuação profissional dos egressos de projetos de iniciação científica do curso de Biblioteconomia da UFRN, no período de 2008 a 2016 e como objetivos específicos: Apontar a quantidade de egressos que já participaram de projetos de pesquisa já realizados no curso de Biblioteconomia; Apresentar o perfil e as áreas de atuação dos egressos de pesquisa; Identificar quais foram os benefícios da participação do projeto de pesquisa enquanto aluno e saber os benefícios da participação do projeto de pesquisa na atuação e vida profissional. Utiliza-se como procedimentos metodológicos o método de abordagem indutivo e como método de procedimento o estudo de caso. Se caracteriza como uma pesquisa qualiquante, com ênfase na pesquisa bibliográfica, sendo classificada ainda como um estudo exploratório e descritivo. Aponta como público alvo da pesquisa os egressos formados de 2008 a 2016 do curso de Biblioteconomia da UFRN que participaram de projetos de iniciação científica, sendo a amostra não probabilística por conveniência. Utiliza-se como técnica de coleta de dados questionário online que foi elaborado no google docs contendo 20 questões, sendo 14 objetivas e 6 descritivas. No período de 17 de março a 17 de abril de 2019, efetuou-se o envio do questionário para 22 participantes, tendo um retorno de 9 respondidos. Para tabulação e tratamento dos dados foi usado o programa Microsoft Excel do pacote Office, sendo que para as questões abertas, foi usada a análise das respostas que se deu por meio das leituras e atribuição de termos chave, fazendo a contabilização dos mais recorrentes, para assim gerar os gráficos, para melhor visualização. Resulta assim, na quantidade de 22 bolsistas que participaram de projeto de pesquisa no período de 2008 a 2016, com o perfil dos egressos como sendo do sexo feminino e de faixa etária de 26 a 30 anos de idade que concluíram o curso no ano de 2015 e que trabalham na área de formação, mais especificamente na gestão, identificou-se ainda, os benefícios da participação do projeto de pesquisa enquanto aluno que são aspectos relacionados à pesquisa científica e melhoria nos estudos e ainda pode saber os benefícios da participação do projeto de pesquisa na atuação e vida profissional sendo considerados: o Currículo; Desenvolvimento profissional e pesquisa. Conclui-se mencionando que é importante que essa temática deva ser abordada em futuras pesquisas, tendo em vista que é importante conhecer e saber como estão os alunos depois de formados, ou seja, o egresso.