Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas públicas: estudo de caso na Biblioteca da Capitania das Artes – RN

O trabalho tem como objetivo geral apresentar a realidade das bibliotecas públicas, especificamente no que tange a questão da formação e desenvolvimento de coleções. para atingir o objetivo geral foram utilizados os seguintes objetivos específicos: Demonstrar os critérios utilizados para a realiz...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Azevedo, Thiago José Targino de
Outros Autores: Cunha, Jacqueline de Araújo
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39764
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Descrição
Resumo:O trabalho tem como objetivo geral apresentar a realidade das bibliotecas públicas, especificamente no que tange a questão da formação e desenvolvimento de coleções. para atingir o objetivo geral foram utilizados os seguintes objetivos específicos: Demonstrar os critérios utilizados para a realização do processo na instituição, analisando se ela esta sendo usada corretamente pela instituição, utilizando a teoria como base para essa analise; Mostrar a realidade do processo de gestão de uma unidade de informação no setor público; Contribuir para a literatura sobre a formação e desenvolvimento de coleções para a biblioteca pública, funcionando como uma obra de referência para os estudiosos do tema. Para isso resolveu-se utilizar o método do estudo de caso, aplicando como modelo a Biblioteca da Fundação Capitania das Artes, Esmeraldo Siqueira, que é uma biblioteca pública municipal do município de Natal-RN. Aplicou-se como método de pesquisa a exploratória, para descobrir na pratica como funcionava o processo, bibliográfica, para analisar toda a teoria por trás do processo e assim poder analisa-lo, a pesquisa qualitativa para avaliar concretamente como o processo funcionava na prática e a pesquisa descritiva para descrever tudo que foi coletado. Resolveu-se utilizar a observação não-participante, como forma de avaliar o ambiente, para que depois pudesse ser aplicada uma entrevista não-dirigida a bibliotecária da unidade de informação. Os resultados mostram que o processo de formação e desenvolvimento de coleções não ocorre de uma maneira satisfatória, e um dos principais fatores para isso é a ausência de uma plano de gestão mais eficiente, incluindo nesse aspecto a falta de instrumentos de gestão, como é o exemplo da politica de formação e desenvolvimento de coleções, considerando um instrumento gerencial fundamental em bibliotecas.