Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio

Este estudo busca compreender a ansiedade informacional, por meio do impacto do excesso de informação, na Era Digital, em especial, no processo de ensino/aprendizagem de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Ocila Bezerril, no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte (...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marques, Bruna Karen da Silva
Outros Autores: Medeiros, Rildeci
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39760
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39760
record_format dspace
spelling ri-123456789-397602021-09-29T11:14:36Z Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio Marques, Bruna Karen da Silva Medeiros, Rildeci Carvalho, Luciana Moreira Oliveira, Ivanny Rhavena Medeiros de Ansiedade informacional Era da informação Excesso de informação Busca e uso da informação Geração Z Este estudo busca compreender a ansiedade informacional, por meio do impacto do excesso de informação, na Era Digital, em especial, no processo de ensino/aprendizagem de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Ocila Bezerril, no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte (RN). Seu objetivo principal é compreender o impacto da ansiedade informacional em alunos pré-vestibulandos. Dessa maneira, utilizou-se a descrição e a interpretação da realidade informacional dos sujeitos da pesquisa, com o intuito de analisar as consequências do excesso de informação na atualidade. Quanto à metodologia, o estudo adotou uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa. Para isto, foi aplicado um questionário preliminar a 57 estudantes, de três turmas do 3º ano. Os resultados da pesquisa demonstraram que os sujeitos pesquisados se sentem pressionados com a grande quantidade de material informacional encontrado, em relação ao pouco tempo para sua leitura. Além do mais, esses estudantes encontram certa dificuldade em controlar o excesso de informações que chega a eles, o que se caracteriza como um problema ou um estímulo. Pois, a ansiedade informacional identificada neles tem efeitos expressivos na memorização, concentração e produtividade. Conclui-se que uma aproximação dos estudantes da Geração Z com teorias e abordagens sobre a competência informacional são de suma importância para um melhor aproveitamento do material encontrado e, ainda, a diminuição de comportamentos e sintomas relativos à ansiedade informacional. 2017-05-05T14:01:15Z 2021-09-29T11:14:36Z 2017-05-05T14:01:15Z 2021-09-29T11:14:36Z 2016 bachelorThesis 2013027490 MARQUES, Bruna Karen da Silva. Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio. 2016. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39760 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Biblioteconomia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ansiedade informacional
Era da informação
Excesso de informação
Busca e uso da informação
Geração Z
spellingShingle Ansiedade informacional
Era da informação
Excesso de informação
Busca e uso da informação
Geração Z
Marques, Bruna Karen da Silva
Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio
description Este estudo busca compreender a ansiedade informacional, por meio do impacto do excesso de informação, na Era Digital, em especial, no processo de ensino/aprendizagem de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Ocila Bezerril, no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte (RN). Seu objetivo principal é compreender o impacto da ansiedade informacional em alunos pré-vestibulandos. Dessa maneira, utilizou-se a descrição e a interpretação da realidade informacional dos sujeitos da pesquisa, com o intuito de analisar as consequências do excesso de informação na atualidade. Quanto à metodologia, o estudo adotou uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa. Para isto, foi aplicado um questionário preliminar a 57 estudantes, de três turmas do 3º ano. Os resultados da pesquisa demonstraram que os sujeitos pesquisados se sentem pressionados com a grande quantidade de material informacional encontrado, em relação ao pouco tempo para sua leitura. Além do mais, esses estudantes encontram certa dificuldade em controlar o excesso de informações que chega a eles, o que se caracteriza como um problema ou um estímulo. Pois, a ansiedade informacional identificada neles tem efeitos expressivos na memorização, concentração e produtividade. Conclui-se que uma aproximação dos estudantes da Geração Z com teorias e abordagens sobre a competência informacional são de suma importância para um melhor aproveitamento do material encontrado e, ainda, a diminuição de comportamentos e sintomas relativos à ansiedade informacional.
author2 Medeiros, Rildeci
author_facet Medeiros, Rildeci
Marques, Bruna Karen da Silva
format bachelorThesis
author Marques, Bruna Karen da Silva
author_sort Marques, Bruna Karen da Silva
title Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio
title_short Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio
title_full Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio
title_fullStr Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio
title_sort ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do ensino médio
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2017
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39760
work_keys_str_mv AT marquesbrunakarendasilva ansiedadeinformacionaloimpactodoexcessodeinformacaonaaprendizagemdealunosdo3anodoensinomedio
_version_ 1773966188435472384