Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio
Este estudo busca compreender a ansiedade informacional, por meio do impacto do excesso de informação, na Era Digital, em especial, no processo de ensino/aprendizagem de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Ocila Bezerril, no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte (...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39760 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-39760 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-397602021-09-29T11:14:36Z Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio Marques, Bruna Karen da Silva Medeiros, Rildeci Carvalho, Luciana Moreira Oliveira, Ivanny Rhavena Medeiros de Ansiedade informacional Era da informação Excesso de informação Busca e uso da informação Geração Z Este estudo busca compreender a ansiedade informacional, por meio do impacto do excesso de informação, na Era Digital, em especial, no processo de ensino/aprendizagem de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Ocila Bezerril, no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte (RN). Seu objetivo principal é compreender o impacto da ansiedade informacional em alunos pré-vestibulandos. Dessa maneira, utilizou-se a descrição e a interpretação da realidade informacional dos sujeitos da pesquisa, com o intuito de analisar as consequências do excesso de informação na atualidade. Quanto à metodologia, o estudo adotou uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa. Para isto, foi aplicado um questionário preliminar a 57 estudantes, de três turmas do 3º ano. Os resultados da pesquisa demonstraram que os sujeitos pesquisados se sentem pressionados com a grande quantidade de material informacional encontrado, em relação ao pouco tempo para sua leitura. Além do mais, esses estudantes encontram certa dificuldade em controlar o excesso de informações que chega a eles, o que se caracteriza como um problema ou um estímulo. Pois, a ansiedade informacional identificada neles tem efeitos expressivos na memorização, concentração e produtividade. Conclui-se que uma aproximação dos estudantes da Geração Z com teorias e abordagens sobre a competência informacional são de suma importância para um melhor aproveitamento do material encontrado e, ainda, a diminuição de comportamentos e sintomas relativos à ansiedade informacional. 2017-05-05T14:01:15Z 2021-09-29T11:14:36Z 2017-05-05T14:01:15Z 2021-09-29T11:14:36Z 2016 bachelorThesis 2013027490 MARQUES, Bruna Karen da Silva. Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio. 2016. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39760 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Biblioteconomia |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ansiedade informacional Era da informação Excesso de informação Busca e uso da informação Geração Z |
spellingShingle |
Ansiedade informacional Era da informação Excesso de informação Busca e uso da informação Geração Z Marques, Bruna Karen da Silva Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio |
description |
Este estudo busca compreender a ansiedade informacional, por meio do impacto do excesso de informação, na Era Digital, em especial, no processo de ensino/aprendizagem de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Ocila Bezerril, no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte (RN). Seu objetivo principal é compreender o impacto da ansiedade informacional em alunos pré-vestibulandos. Dessa maneira, utilizou-se a descrição e a interpretação da realidade informacional dos sujeitos da pesquisa, com o intuito de analisar as consequências do excesso de informação na atualidade. Quanto à metodologia, o estudo adotou uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa. Para isto, foi aplicado um questionário preliminar a 57 estudantes, de três turmas do 3º ano. Os resultados da pesquisa demonstraram que os sujeitos pesquisados se sentem pressionados com a grande quantidade de material informacional encontrado, em relação ao pouco tempo para sua leitura. Além do mais, esses estudantes encontram certa dificuldade em controlar o excesso de informações que chega a eles, o que se caracteriza como um problema ou um estímulo. Pois, a ansiedade informacional identificada neles tem efeitos expressivos na memorização, concentração e produtividade. Conclui-se que uma aproximação dos estudantes da Geração Z com teorias e abordagens sobre a competência informacional são de suma importância para um melhor aproveitamento do material encontrado e, ainda, a diminuição de comportamentos e sintomas relativos à ansiedade informacional. |
author2 |
Medeiros, Rildeci |
author_facet |
Medeiros, Rildeci Marques, Bruna Karen da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Marques, Bruna Karen da Silva |
author_sort |
Marques, Bruna Karen da Silva |
title |
Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio |
title_short |
Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio |
title_full |
Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio |
title_fullStr |
Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio |
title_sort |
ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do ensino médio |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39760 |
work_keys_str_mv |
AT marquesbrunakarendasilva ansiedadeinformacionaloimpactodoexcessodeinformacaonaaprendizagemdealunosdo3anodoensinomedio |
_version_ |
1773966188435472384 |