Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio
Este estudo busca compreender a ansiedade informacional, por meio do impacto do excesso de informação, na Era Digital, em especial, no processo de ensino/aprendizagem de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Ocila Bezerril, no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte (...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39760 |
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Resumo: | Este estudo busca compreender a ansiedade informacional, por meio do impacto do excesso de informação, na Era Digital, em especial, no processo de ensino/aprendizagem de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Ocila Bezerril, no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte (RN). Seu objetivo principal é compreender o impacto da ansiedade informacional em alunos pré-vestibulandos. Dessa maneira, utilizou-se a descrição e a interpretação da realidade informacional dos sujeitos da pesquisa, com o intuito de analisar as consequências do excesso de informação na atualidade. Quanto à metodologia, o estudo adotou uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa. Para isto, foi aplicado um questionário preliminar a 57 estudantes, de três turmas do 3º ano. Os resultados da pesquisa demonstraram que os sujeitos pesquisados se sentem pressionados com a grande quantidade de material informacional encontrado, em relação ao pouco tempo para sua leitura. Além do mais, esses estudantes encontram certa dificuldade em controlar o excesso de informações que chega a eles, o que se caracteriza como um problema ou um estímulo. Pois, a ansiedade informacional identificada neles tem efeitos expressivos na memorização, concentração e produtividade. Conclui-se que uma aproximação dos estudantes da Geração Z com teorias e abordagens sobre a competência informacional são de suma importância para um melhor aproveitamento do material encontrado e, ainda, a diminuição de comportamentos e sintomas relativos à ansiedade informacional. |
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