Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?

Analisa-se, nesse trabalho, a possibilidade de se atribuir ao bibliotecário escolar uma disciplina de Introdução à Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico em escolas públicas do ensino médio básico. Por isso, levam-se em conta as próprias diretrizes do MEC sobre a educação básica, em especi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Soares, Suzel Terezinha
Outros Autores: Vitullo, Nadia Aurora Vanti
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Biblioteconomia
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39749
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39749
record_format dspace
spelling ri-123456789-397492021-09-29T11:14:01Z Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico? Soares, Suzel Terezinha Vitullo, Nadia Aurora Vanti Biblioteca escolar Bibliotecário Prática pedagógica Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico Competência informacional Biblioteconomia Analisa-se, nesse trabalho, a possibilidade de se atribuir ao bibliotecário escolar uma disciplina de Introdução à Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico em escolas públicas do ensino médio básico. Por isso, levam-se em conta as próprias diretrizes do MEC sobre a educação básica, em especial o ensino médio, cujo incentivo à pesquisa e a trabalhos nas áreas tecnológicas já é bem motivado. Busca-se na Information Literacy a base da pesquisa para os dados, informação e conhecimento, e afirma-se que bibliotecas escolares públicas não necessitam, necessariamente, de altos financiamentos para se manterem, pois podem se beneficiar de softwares livres em seus espaços e serviços. Usa da metodologia exploratória feita na revisão de literatura bibliográfica e eletrônica, e objetiva a inserção da biblioteca escolar e da sala de informática em um mesmo espaço físico, lideradas pelo bibliotecário para uma contribuição à competência informacional. Conclui que, no Brasil, ainda há muito que se fazer para se chegar a um ensino básico de qualidade, e a contratação de bibliotecários em cada instituição de ensino irá servir de vanguardismo na eficiência de um novo modelo de currículo escolar do ensino médio básico público. 2013-02-19T00:31:51Z 2021-09-29T11:14:01Z 2013-02-19T00:31:51Z 2021-09-29T11:14:01Z 2012-12-10 bachelorThesis SOARES, Suzel Terezinha. Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?. 2012. 55 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação, UFRN, Natal, 2012. 2008003060 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39749 por open access application/pdf Biblioteconomia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Biblioteca escolar
Bibliotecário
Prática pedagógica
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Competência informacional
Biblioteconomia
spellingShingle Biblioteca escolar
Bibliotecário
Prática pedagógica
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Competência informacional
Biblioteconomia
Soares, Suzel Terezinha
Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?
description Analisa-se, nesse trabalho, a possibilidade de se atribuir ao bibliotecário escolar uma disciplina de Introdução à Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico em escolas públicas do ensino médio básico. Por isso, levam-se em conta as próprias diretrizes do MEC sobre a educação básica, em especial o ensino médio, cujo incentivo à pesquisa e a trabalhos nas áreas tecnológicas já é bem motivado. Busca-se na Information Literacy a base da pesquisa para os dados, informação e conhecimento, e afirma-se que bibliotecas escolares públicas não necessitam, necessariamente, de altos financiamentos para se manterem, pois podem se beneficiar de softwares livres em seus espaços e serviços. Usa da metodologia exploratória feita na revisão de literatura bibliográfica e eletrônica, e objetiva a inserção da biblioteca escolar e da sala de informática em um mesmo espaço físico, lideradas pelo bibliotecário para uma contribuição à competência informacional. Conclui que, no Brasil, ainda há muito que se fazer para se chegar a um ensino básico de qualidade, e a contratação de bibliotecários em cada instituição de ensino irá servir de vanguardismo na eficiência de um novo modelo de currículo escolar do ensino médio básico público.
author2 Vitullo, Nadia Aurora Vanti
author_facet Vitullo, Nadia Aurora Vanti
Soares, Suzel Terezinha
format bachelorThesis
author Soares, Suzel Terezinha
author_sort Soares, Suzel Terezinha
title Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?
title_short Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?
title_full Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?
title_fullStr Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?
title_full_unstemmed Bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?
title_sort bibliotecário escolar: profissional com competência informacional para a docência em disciplina de introdução à metodologia da pesquisa e do trabalho científico?
publisher Biblioteconomia
publishDate 2013
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39749
work_keys_str_mv AT soaressuzelterezinha bibliotecarioescolarprofissionalcomcompetenciainformacionalparaadocenciaemdisciplinadeintroducaoametodologiadapesquisaedotrabalhocientifico
_version_ 1773960407492329472