Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Participaram da Banca Examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Luciana Moreira Carvalho (DEBIB).

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Vanessa Camilo dos Santos
Outros Autores: Carvalho, Mônica Marques
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Biblioteconomia
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39742
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-39742
record_format dspace
spelling ri-123456789-397422021-09-29T11:13:35Z Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Silva, Vanessa Camilo dos Santos Carvalho, Mônica Marques Information Literacy Digital Literacy Sociedade da Informação Participaram da Banca Examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Luciana Moreira Carvalho (DEBIB). Aborda a questão da Information Literacy, ou, Competência em Informação como habilidade no acesso e uso da informação e transformação dessa em conhecimento. Entende a Information Literacy, como elemento potencializador do desenvolvimento social e norteador no processo de aquisição da informação. Objetiva analisar o fenômeno da competência em informação nos graduandos do curso de Biblioteconomia da UFRN. Especificamente visa expor a conceituação e histórico de desenvolvimento do termo assim como características inerentes a essa concepção, além de suas outras vertentes: Information Literacy Education, Digital Literacy. A metodologia utilizada para formatação do estudo foi a de pesquisa bibliográfica com uso de materiais eletrônicos, artigos científicos, livros entre outros. Foi realizada também uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários semiestruturados. A proposta teórica que norteou a pesquisa foi a Standardized Assessment of Information Literacy Skills (SAILS) - Padrão Normalizado para Mensuração de Habilidades de Competência em Informação da UNESCO. A pesquisa aponta que os estudantes de biblioteconomia em sua maioria fazem uso das tecnologias de informação para fins de socialização,costumam utilizar estratégias de busca para localizar informação, mas em sua maioria desconhecem o termo Information Literacy bem como sua aplicabilidade. 2012-10-20T03:05:43Z 2021-09-29T11:13:34Z 2012-10-20T03:05:43Z 2021-09-29T11:13:34Z 2009 bachelorThesis SILVA, Vanessa Camilo dos Santos. Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2009. 2009 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia,UFRN, Natal, 2009. 200602977 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39742 por open access application/pdf Biblioteconomia
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Information Literacy
Digital Literacy
Sociedade da Informação
spellingShingle Information Literacy
Digital Literacy
Sociedade da Informação
Silva, Vanessa Camilo dos Santos
Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
description Participaram da Banca Examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Luciana Moreira Carvalho (DEBIB).
author2 Carvalho, Mônica Marques
author_facet Carvalho, Mônica Marques
Silva, Vanessa Camilo dos Santos
format bachelorThesis
author Silva, Vanessa Camilo dos Santos
author_sort Silva, Vanessa Camilo dos Santos
title Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
title_short Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
title_full Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
title_fullStr Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
title_full_unstemmed Information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
title_sort information literacy ou competência em informação: o caso dos estudantes de biblioteconomia da universidade federal do rio grande do norte.
publisher Biblioteconomia
publishDate 2012
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39742
work_keys_str_mv AT silvavanessacamilodossantos informationliteracyoucompetenciaeminformacaoocasodosestudantesdebiblioteconomiadauniversidadefederaldoriograndedonorte
_version_ 1773960583481131008