Acessibilidade em bibliotecas universitárias: o caso potiguar
Aborda a temática Acessibilidade em Bibliotecas Universtitárias de Natal/RN. Tem como objetivo geral identificar as ações acessíveis promovidas pelas gestoras das Bibliotecas Universitárias investigadas. A justificativa deste estudo, intenciona conhecer as ações acessíveis, desenvolvidas pelas suas...
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Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Biblioteconomia
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39700 |
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Resumo: | Aborda a temática Acessibilidade em Bibliotecas Universtitárias de Natal/RN. Tem como objetivo geral identificar as ações acessíveis promovidas pelas gestoras das Bibliotecas Universitárias investigadas. A justificativa deste estudo, intenciona conhecer as ações acessíveis, desenvolvidas pelas suas gestoras nas Bibliotecas Universitárias pesquisadas. Elenca os objetivos específicos, procurando detectar os tipos de deficiências dos usuários atendidos em Bibliotecas Universitárias. Reconhece as barreiras internas e externas a esses tipos de bibliotecas. Identifica as Tecnologias Assistivas disponibilizadas por essas bibliotecas para as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), bem como as dificuldades das gestoras para promover a acessibilidade nessas bibliotecas. Expõe a utilização do termo acessibilidade, visando a sua evolução por décadas. Conceitua acessibilidade, destacando as suas tipologias. Elenca os aspectos legais que garantem acessibilidade. Aborda as questões do Desenho Universal e das Tecnologias Assistivas imprescindíveis na promoção de ambientes acessíveis a todos. Apresenta Como metodologia a pesquisa bibliográfica em suportes impressos e eletrônicos. Utiliza o estudo de caso exploratório realizado em quatro Instituições de Ensino Superior (IES), no espaço das suas respectivas Bibliotecas Universitárias. Por fim, aponta que a acessibilidade nas Bibliotecas Universitárias ainda se apresenta de forma incipiente onde são encontradas diversas barreiras dentre as quais destacam-se as arquitetônicas e atitudinais. |
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