Necessidades de informação e o ‘usuário interno’: o caso da biblioteca central Zila Mamede
A presente pesquisa objetivou verificar as necessidades de informação de uma categoria especifica de usuários, os ‘usuários internos’. Analisa se a competência informacional destes usuários deve ser fortemente desenvolvida com ações de educação continuada. A quantidade de informações que o homem dia...
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Publicado em: |
Biblioteconomia
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ri-123456789-396522022-10-05T12:29:33Z Necessidades de informação e o ‘usuário interno’: o caso da biblioteca central Zila Mamede Gomes, Micarla do Nascimento Araújo, Claudialyne da Silva Necessidade de informação Usuário interno Competência informacional A presente pesquisa objetivou verificar as necessidades de informação de uma categoria especifica de usuários, os ‘usuários internos’. Analisa se a competência informacional destes usuários deve ser fortemente desenvolvida com ações de educação continuada. A quantidade de informações que o homem diariamente recebe para exercer atividades laborais, ou para decidir questões pessoais é grande. Essas informações são expressas de forma oral ou escritas, funcionando como uma bússola na orientação ao homem, para que o mesmo possa compreender o mundo a sua volta. Aborda o surgimento e a evolução da biblioteca, bem como o profissional bibliotecário enquanto agente atuante e participativo nesta evolução. Destinadas a ter como público apenas os nobres, a eles o acesso à informação era factual. Ainda assim, não havia a preocupação em ter um público a quem deveria prestava serviço. Destaca as inovações nos estudos de usuários, em que eles passam a ser razão de ser da biblioteca, bem como a abordagem tradicional e a abordagem alternativa, mesmo com suas distintas divergências, ambas há predominante participação do usuário. Metodologicamente o estudo possui abordagem quantiqualitativa, de natureza exploratória em que a ida a campo se torna essencial para a aplicação dos instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. Tem como sujeito uma amostragem de “bolsistas de apoio técnico” da Biblioteca Central Zila Mamede; a quem o fito da pesquisa é factual; foi pertinente ainda a realização de entrevista com chefes de alguns setores da Coordenadoria de Apoio ao Usuário e com a diretoria. Os dados coletados indicam que a necessidade de informação dos ‘usuários internos’ são pontuais, facilmente solucionadas e que desenvolvidas no cotidiano, mas, que estes usuários buscam um conhecimento e experiência para sua formação profissional, mesmo sendo ele ainda um aluno da UFRN. Conclui-se que apesar de haver uma satisfação da busca do desempenho profissional destes usuários, é necessário que exista um fluxograma de atividades incluindo a rotatividade em tempo determinado, para que o mesmo conheça outros setores da instituição, garantindo assim o conhecimento e experiência profissional destes usuários. Sugere que a resolução da “bolsa de apoio técnico” tenha descrita as atividades dos “bolsistas” com exatidão para que tanto “bolsista” como a instituição que necessite do auxílio deste nas atividades, saibam suas reais atribuições. 2015-03-24T12:57:52Z 2021-09-29T11:09:42Z 2015-03-24T12:57:52Z 2021-09-29T11:09:42Z 2014 bachelorThesis GOMES, Micarla do Nascimento. Necessidades de informação e o ‘usuário interno’: o caso da biblioteca central Zila Mamede. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39652 pt_BR application/pdf Biblioteconomia |
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A presente pesquisa objetivou verificar as necessidades de informação de uma categoria especifica de usuários, os ‘usuários internos’. Analisa se a competência informacional destes usuários deve ser fortemente desenvolvida com ações de educação continuada. A quantidade de informações que o homem diariamente recebe para exercer atividades laborais, ou para decidir questões pessoais é grande. Essas informações são expressas de forma oral ou escritas, funcionando como uma bússola na orientação ao homem, para que o mesmo possa compreender o mundo a sua volta. Aborda o surgimento e a evolução da biblioteca, bem como o profissional bibliotecário enquanto agente atuante e participativo nesta evolução. Destinadas a ter como público apenas os nobres, a eles o acesso à informação era factual. Ainda assim, não havia a preocupação em ter um público a quem deveria prestava serviço. Destaca as inovações nos estudos de usuários, em que eles passam a ser razão de ser da biblioteca, bem como a abordagem tradicional e a abordagem alternativa, mesmo com suas distintas divergências, ambas há predominante participação do usuário. Metodologicamente o estudo possui abordagem quantiqualitativa, de natureza exploratória em que a ida a campo se torna essencial para a aplicação dos instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. Tem como sujeito uma amostragem de “bolsistas de apoio técnico” da Biblioteca Central Zila Mamede; a quem o fito da pesquisa é factual; foi pertinente ainda a realização de entrevista com chefes de alguns setores da Coordenadoria de Apoio ao Usuário e com a diretoria. Os dados coletados indicam que a necessidade de informação dos ‘usuários internos’ são pontuais, facilmente solucionadas e que desenvolvidas no cotidiano, mas, que estes usuários buscam um conhecimento e experiência para sua formação profissional, mesmo sendo ele ainda um aluno da UFRN. Conclui-se que apesar de haver uma satisfação da busca do desempenho profissional destes usuários, é necessário que exista um fluxograma de atividades incluindo a rotatividade em tempo determinado, para que o mesmo conheça outros setores da instituição, garantindo assim o conhecimento e experiência profissional destes usuários. Sugere que a resolução da “bolsa de apoio técnico” tenha descrita as atividades dos “bolsistas” com exatidão para que tanto “bolsista” como a instituição que necessite do auxílio deste nas atividades, saibam suas reais atribuições. |
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