Analise da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e equivalente: um mercado de trabalho para o profissional

Analisa como a disciplina Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e equivalente, pode se inserir como mercado de trabalho para o profissional bibliotecário. Delineou-se como objetivo geral analisar como a disciplina Metodologia do Trabalho Científico e equivalentes pode se inserir como mercado de t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Leandro Allan Costa da
Outros Autores: Borba, Maria do Socorro de Azevedo
Formato: bachelorThesis
Idioma:por
Publicado em: Biblioteconomia
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39605
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Analisa como a disciplina Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e equivalente, pode se inserir como mercado de trabalho para o profissional bibliotecário. Delineou-se como objetivo geral analisar como a disciplina Metodologia do Trabalho Científico e equivalentes pode se inserir como mercado de trabalho para o profissional bibliotecário. Como objetivos específicos: identificar o conteúdo programático, a metodologia e avaliação de MTC Nas turmas que tiveram a disciplina ministrada por professores de outras áreas; verificar habilidades e competências que o profissional bibliotecário deve possuir para o ensino de mtc; verificar a relevância da disciplina mtc no ensino superior e detectar uma possível abertura de mercado para o profissional bibliotecário. Aborda a Metodologia do Trabalho Científico nos cursos das IFES. Identifica habilidades e competências do profissional bibliotecário para o ensino de MTC. Destaca a aplicabilibilidade das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na academia universitária. Utilizou-se como metodologia e fundamentação teórica a pesquisa bibliográfica e eletrônica, como instrumento de pesquisa para levantamento de dados. Utiliza questionário pré estruturado e observação de fatos antes e durante a pesquisa, tendo como amparato um projeto de monitoria na disciplina em questão. Analisa dodos coletados através dos instrumentos de pesquisa, questionário e método da observação, constatando a situação da disciplina MTC e equivalentes na UFRN, de forma restrita, não possuindo carater comprobatório e sim complementar, fazendo um paralelo entre a BIB 0001 e as demais disciplinas equivalente a MTC. Concluí-se que o profissional da informação, pode ter como opção esta nova função, que está ligada ao ensino da MTC ou equivalente, demonstrando a diferença da disciplina oferecida pelos bibliotecários, esta afirmação deve-se a gama de possibilidades em que o mesmo pode estar inserido, cabendo aos mesmos a percepção das oportunidades, neste caso a do ensino da MTC.