Aplicação de tratamentos eletroquímicos para remediação de solos (processos eletrocinético) e efluentes (oxidação eletroquímica) contaminados por petróleo.

Atualmente uma grande preocupação dos órgãos ambientais está focada no tratamento de efluentes e solos contaminados por compostos orgânicos, muitos deles carcinogênicos. Inúmeros métodos são utilizados para o tratamento destes poluentes, como os biológicos, físicos, químicos entre outros, porém nece...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Rosana do Nascimento
Outros Autores: Martínez-Huitle, Carlos Alberto
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/39498
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Atualmente uma grande preocupação dos órgãos ambientais está focada no tratamento de efluentes e solos contaminados por compostos orgânicos, muitos deles carcinogênicos. Inúmeros métodos são utilizados para o tratamento destes poluentes, como os biológicos, físicos, químicos entre outros, porém necessitam de uma grande área de trabalho e um longo período de tempo quando comparada com os processos eletroquímicos. Nos últimos anos as tecnologias eletroquímicas tem apresentado alta eficiência na remoção destes compostos, de forma limpa, eficaz e utilizando um menor tempo de tratamento. Visando avaliar a eficiência da tecnologia eletroquímica este trabalho tem como objetivo aplicar métodos eletroquímicos para o tratamento da areia do mar contaminada com petróleo e do efluente gerado durante este processo. Inicialmente foi aplicado o processo de remediação eletrocinética, utilizando eletrodos de grafite a uma densidade de 0,02 A por 16 dias, a fim de promover a descontaminação dos compostos orgânicos presentes na areia do mar previamente contaminado por óleo bruto. Posteriormente empregou-se a técnica da oxidação eletroquímica para tratar o efluente gerado no processo anterior de remediação do solo variando os materiais eletrocatalíticos (Diamante dopado com boro (DDB) e o óxido de rutênio (RuO2)) a uma densidade de 45mA cm-2. Análises de Demanda Química de Oxigênio (DQO), pH, condutividade, UV-Visível e nitrato foram realizadas para avaliar a eficiência dos processos empregados. De acordo com os resultados observou-se que o acoplamento das técnicas aqui empregadas foi uma excelente opção para o tratamento do solo, como também do seu efluente gerado. Ao se utilizar a técnica de oxidação eletroquímica o eletrodo de BDD foi o que obteve a melhor eficiência de degradação do composto orgânico.